O Rio Negro atingiu a marca de 29,97m, igualando a cheia histórica registrada no ano de 2012. Diante desse cenário, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Carlinhos Bessa (PV), solicitou ao Governo do Amazonas a aquisição de produtos agrícolas junto aos produtores rurais, associações e cooperativas que periodicamente são atingidos pela cheia dos rios.
O parlamentar, que preside a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional na Aleam, defende que a ação visa a doação dos produtos adquiridos pelo Poder Executivo às famílias atingidas pela cheia e evitará a perda de gêneros alimentícios regionais cultivados pelos agricultores.
“A aquisição dos produtos visa atender às famílias de produtores rurais em situação de vulnerabilidade em razão da cheia dos rios no Amazonas, que veem suas produções se perderem em razão do elevado nível das águas. Dessa forma, inúmeras famílias poderão ser beneficiadas com esses produtos agrícolas em forma de doação e evitaremos que os produtores tenham sua produção perdida”, disse.