Ricardo Nicolau teme erros do governo e prefeitura na saúde, em caso de uma possível terceira onda.
Durante Audiência Pública virtual da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada na tarde de quarta-feira (7), o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) fez o alerta com tom de preocupação.
Ricardo Nicolau teme erros do governo e prefeitura na saúde, em caso de uma possível terceira onda. Em seu discurso, o deputado disse que houve muitos erros nas duas ondas de contágio da doença e que os erros foram repetitivos. Nicolau citou que a falta de oxigênio, remédio, profissionais, protocolo e atendimento adequado foram recorrentes durante o caos nas duas fases criticas da crise que assolou o estado.
A reunião teve a participação de membros de órgãos de saúde e de controle do Estado e o deputado, que é vice-presidente da Comissão de Saúde, recomendou que as secretarias de saúde do Estado (SES-AM) e do Município (Semsa) tentassem corrigir as metodologias de trabalho e protocolos clínicos de atendimento que não se mostraram efetivos ao longo da primeira e da segunda onda.
Se houver uma terceira onda, infelizmente, vamos viver tudo aquilo de novo se nada for feito de forma diferente e efetiva”, alertou.
Durante a Audiência, o secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, apresentou um novo plano de contingência para o enfrentamento da Covid-19, que usa como métrica de referência o comportamento da doença na Europa.
A pandemia no Amazonas já chegou a 354 mil casos e 12,1 mil mortos.