Refletores da cor laranja fazem referência à flor de cor laranja e foram ligados na noite desta sexta-feira (17)
Em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado neste sábado (18/05), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) iluminou a sua sede nos tons de laranja, nesta sexta-feira (17), simbolizando o compromisso da instituição com a proteção infantojuvenil.
Apoiada pela Procuradoria-geral do MPAM e pelos membros, a iniciativa foi proposta pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ). Como justificativa para a iluminação, o CAO-IJ destacou a importância do gesto de apoio à campanha e ao fortalecimento à rede de proteção a crianças e adolescentes vítimas deste crime, além de sensibilizar, conscientizar e engajar a sociedade.
Segundo a promotora Romina Carmen Brito Carvalho, que sugeriu a iluminação, a escolha da cor laranja é uma referência à flor de cor laranja, que simboliza uma lembrança aos desenhos feitos na infância, da delicadeza e da necessidade de cuidado e proteção.
O procurador-geral de Justiça do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, enfatizou que ações como esta são fundamentais para dar visibilidade à causa e mobilizar esforços conjuntos entre o poder público e a sociedade civil. “O MPAM está comprometido em atuar de forma enérgica no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, promovendo ações que reforcem a importância da denúncia e do apoio às vítimas”, declarou o PGJ.
A sede do MPAM estará iluminada a partir da noite deste sábado, dia 18 de maio, próximo ao brasão do MPAM.
O dia 18 de maio
O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é celebrado no dia 18 de maio. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou centenas de municípios do nosso país. A flor é o símbolo da campanha em prol das crianças e adolescentes.
Fonte: MPAM
Foto: Ulisses Farias