A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou Cessão de Tempo, a pedido do deputado Daniel Almeida (Avante), em apoio ao representante do Panamericano de Parajiu-jítsu Gi e NoGi, Leandro Lucas Alves.
Durante a sessão realizada nesta quinta-feira (25/4), Leandro, ativista da causa para Pessoas com Deficiência (PcDs) e presidente da Federação Amazonense de Parajiu-jítsu, compartilhou detalhes sobre o Campeonato Panamericano de Parajiu-jítsu. O evento, promovido pela Federação Brasileira de Jiu-Jítsu Paradesportivo (FBJJP), em colaboração com a Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Paradesportivo (FAJJP), aconteceu no último fim de semana em Manaus.
“Mais de 160 paratletas se reuniram na cidade para competir tanto na categoria Gi (com kimono) quanto na categoria NoGi (sem kimono), transformando Manaus no epicentro do paradesporto no cenário sul-americano. O campeonato foi destacado como um sucesso”, disse.
Leandro continuou ressaltando sobre a necessidade de apoio à categoria. “O paradesporto, assim como a sociedade em geral, enfrenta a questão da falta de apoio necessário para todos os grupos de esportes adaptados. A acessibilidade e o respeito são fundamentais para atender as necessidades das pessoas com deficiência, seja no esporte, na educação ou na saúde” afirmou.
Daniel Almeida aproveitou a ocasião para ressaltar a importância de políticas públicas contínuas em apoio à causa. “O principal apoio que podemos oferecer é incentivar o poder público, incluindo governo e prefeituras, a desenvolver políticas consistentes voltadas para essa temática. São cidadãos enfrentando desafios, mas que os superam com maestria”, afirmou Almeida.
Foto: Gilson Mello