O reconhecimento é atribuído às relevantes contribuições para o desenvolvimento da formação acadêmica jurídica no AM
O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e Membros do Ministério Público do Amazonas (MPAM) estiveram presentes na solenidade de abertura da Supercopa de Júri Simulado do Amazonas, realizada na tarde desta segunda-feira, 19, no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, situado no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.
Na ocasião, o PGJ Alberto Nascimento ressaltou a importância do envolvimento das instituições que integram o Sistema Judiciário, no que se refere à preparação profissional e à difusão de conhecimentos científicos.
“O MP prima pelo conhecimento, um papel inerente ao operador do Direito, e a instituição, sempre que houver oportunidade, deve contribuir para o conhecimento da atividade jurídica. É imprescindível termos profissionais com formação humanística e tecnicamente bem preparados, para que possamos levar justiça plena ao cidadão”, declarou.
A organização da Supercopa de Júri Simulado concedeu a Medalha de Homenagem ao Procurador-Geral em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade acadêmica jurídica. O Chefe do Centro de Aperfeiçoamento Funcional do MPAM (CEAF), Promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, também recebeu a honraria.
O Presidente da OAB/AM, Jean Cleuter Simões Mendonça, destacou o pioneirismo do MPAM na organização de eventos acadêmicos, como o Júri Simulado. Posteriormente, anunciou uma homenagem póstuma ao Promotor de justiça Nasser Abrahim Nasser Neto, que foi representado por sua irmã, Melissa Nasser. Um vídeo foi exibido, retratando a trajetória do Professor Universitário e Promotor responsável pela criação da Oficina de Júri Simulado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
A Coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público (NUPA-MPAM), Procuradora de Justiça Anabel Mendonça, criadora do primeiro Concurso de Júri Simulado do MPAM, recebeu o Certificado de Homenagem, junto com os Promotores de Justiça e ex-Coordenadores do CEAF, Darlan Benevides de Queiroz e André Virgílio Belota Seffair.
Compuseram a mesa de honra Alberto Rodrigues Nascimento Júnior, Procurador-Geral de Justiça; João Gaspar Rodrigues, Promotor de Justiça e Chefe do CEAF; Jean Cleuter Simões Mendonça, Presidente da OAB/AM; Amanda Katherine Ribeiro e Oliveira, Presidente da Comissão de Aperfeiçoamento Jurídico da OAB/AM; e Saulo Góes Pinto, Juiz e Coordenador-Geral de Cursos da Escola Superior da Magistratura do Amazonas – ESMAM. O evento também contou com a presença dos Promotores de Justiça Márcio Pereira de Mello, Márcio F. B. Nogueira De Campos, Luciana Toledo Martinho e Clarissa Moraes Brito; Servidores do MPAM; Membros e servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas; Professores e Acadêmicos da comunidade jurídica do estado.
Fonte e Foto: MPAM