A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), realizou, nesta sexta-feira, 11/8, a cerimônia de entrega de certificados aos jovens participantes da “Oficina de Empregabilidade”. O ato ocorreu no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Cidade Nova, na zona Norte.
Com o objetivo de capacitar e preparar os adolescentes para o mercado de trabalho, a oficina reuniu 35 jovens atendidos e acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) do Cras.
“Na oficina eles aprenderam a fazer currículo, a maneira correta de se vestir para uma entrevista de emprego, entre outras questões comportamentais e técnicas. Inclusive já conseguimos encaminhar uma das alunas para o mercado de trabalho e isso é motivo de muita alegria”, ressaltou Edilzete Nunes, coordenadora do Cras Cidade Nova.
Para Eliane Souza, que é consultora de atendimento do CIEE, a parceria com o poder público municipal exerce um papel essencial para impulsionar a trajetória profissional desses jovens.
“É gratificante olhar para essa iniciativa e perceber que estamos contribuindo de forma direta na formação desses estudantes. A parceria é maravilhosa, porque é por intermédio dela que conseguimos fazer com que os jovens estejam mais capacitados e preparados para o mercado de trabalho, e esse direcionamento é de suma importância nessa etapa inicial da carreira deles”, destacou Eliane.
Um dos alunos diplomados, Fernando Amazonas, de 17 anos, elogiou a oficina. “Achei o curso essencial para a gente, pude me conhecer melhor por meio das aulas e também tive acesso a diversas informações pela primeira vez, sou muito grato por isso. Agora me sinto mais preparado, focado e determinado para o mercado de trabalho”, afirmou.
Com uma média de 40 mil famílias referenciadas na unidade, o Cras Cidade Nova é um dos maiores e mais importantes equipamentos socioassistenciais da cidade.
Fonte: Semasc
Fotos: Marcely Gomes / Semasc