Casos de malária sofrem redução de 15.40% em Manaus. Com esses números, a capital saiu do 9º para o 7ºlugar no ranking dos 10 municípios brasileiros com maior casos da doença.
Casos de malária sofrem redução de 15.40% em Manaus.
Com uma redução de 15,40% no registro nacional de casos de malária no ano passado, em comparação ao ano de 2020,Manaus obtém resultados positivos no combate à doença.
Manaus está entre as 10 capitais com as maiores incidências de malária no país.
A lista dos 10 municípios considerados de maior importância epidemiológica para a doença no Brasil, inclui quatro cidades do Amazonas.
No ranking, constam também uma cidade de Rondônia, duas de Roraima, duas do Pará e uma do Acre.
Número de casos de malária, em Manaus, sofrem redução
Em 2021, conforme dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Malária (Sivep Malária), do Ministério da Saúde (MS), Barcelos, no Amazonas, é o campeão.
O município foi o que mais apresentou casos da doença, com um total de 10.433 registros.
Em seguida, vem Alto Alegre (RR), com 10.024 ocorrências; São Gabriel da Cachoeira (AM), com 9.427 casos, seguido de Porto Velho (RO), com 7.717 casos.
Depois vem Jacareacanga (PA), com 7.456 casos, seguido de Itaituba, também no Pará, com 4.992 casos. Amajari (RR) e Cruzeiro do Sul (AC), também entraram no ranking.
O número de casos nesse dois municípios foi de 4;505 e 4.488, respectivamente. Manaus veio antes de Tefé, com 4.465 casos contra 3.74 de Tefé.
Segundo a secretária Shádia Fraxe, da Saúde, a secretaria tem como um dos focos, o fortalecimento do diagnóstico precoce, e o tratamento em tempo oportuno.
Além disso, há a busca ativa de casos suspeitos e o controle vetorial do mosquito transmissor da doença.
Os agentes de endemias são treinados para reconhecer os sinais e sintomas e mantém a vigilância permanente, realizando visitas de casa em casa.
E fazem a coleta de material do exame, entregam medicamentos e a supervisão, quando necessário, do tratamento do paciente.
Fonte: Semsa