Casa em risco de desabamento é demolida no Alvorada. Mais três imóveis nas proximidades foram afetados. A casa foi construída de forma irregular, em cima da rede de drenagem.
Casa em risco de desabamento é demolida no Alvorada.
A ocorrência aconteceu na quinta-feira (10/3) na rua Professora Isaura Barroncas, afetando não só a casa em risco, mais outras oito famílias de outras residências vizinhas.
O serviço de demolição do imóvel, antes que caísse, foi realizado durante a noite.
Participaram da operação, equipes da Secretaria Pública Municipal e Defesa Social (Semseg); da Infraestrutura (Seminf), e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Além da casa afetada, mais três imóveis foram atingidos.
Casa em risco de desabamento é demolida pela prefeitura no bairro Alvorada
Na terça-feira (8/3) a Defesa Civil foi acionada até o local para avaliar uma construção irregular que estava sendo erguida por cima da área da rede de drenagem das águas da chuva.
Essa construção colocava em risco não só a casa que foi demolida, mas outras três que estavam localizadas em seu entorno.
Após visita técnica, a demolição da propriedade foi solicitada pelo órgão, com a concordância do morador. A ação, que estava prevista para acontecer ainda esta semana, foi antecipada.
Logo após o laudo de demolição, a Semasc realizou a abordagem das oito famílias afetadas, oferecendo os serviços sociais da prefeitura.
Assim que o risco foi detectado, foi organizada uma ação conjunta para, em regime de urgência, resolver o problema antes que acontecesse o pior.
No primeiro momento, as famílias foram para a casa de parentes ou amigos, sendo que duas receberam colchões.
Um acompanhamento está sendo feitos com essas famílias para, dependendo das necessidades, serem inseridas no programa Auxílio Aluguel.
A Seminf deve continuar os serviços na área, já que a rede de drenagem das águas da chuva foi comprometida.
A casa foi construída em cima de uma rede de drenagem, mais especificamente de uma caixa, sem a estrutura adequada ou suporte de um profissional de engenharia.
Nesta sexta-feira (11/3), os serviços continuarão sendo feitos para a recuperação da rede de drenagem.
Com o problema, os destroços da demolição soterraram a rede, que passa bem embaixo da casa afetada.
Mesmo demolida, a área continuará recebendo a atenção da prefeitura. engenheiros da Defesa Civil irão ao local para avaliar e decidir se os moradores das casas próximas podem retornar.
Fonte: Semasc