Artesãos montam feira dentro da prefeitura e vendem seus produtos. Ação fez parte do programa ‘Economia Solidária’ que visa a geração de renda para diferentes segmentos autônomos.
Artesãos montam feira dentro da prefeitura e vendem seus produtos.
Cerca de 18 empreendedores individuais montaram seus estandes dentro da sede da Prefeitura de Manaus, bairro Compensa, zona Oeste, nesta sexta-feira (25/2).
Ação fez parte da Feira de Artesanato Itinerante, oportunidade em que comercializaram produtos como bijuterias, artigos para o lar, biscoitos, pães e bonecos infantis.
Esta é a segunda edição da feira, coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).
Atualmente, mais de 1.200 artesãos estão cadastrados na Semtepi, segundo levantamento do Departamento de Economia Solidária e Criativa da pasta.
Feira foi bastante prestigiada pelos servidores da prefeitura e pelos moradores das proximidades
Além desta feira, a secretaria pretende realizar outras no sistema itinerante, em diversos pontos da capital, incluindo órgãos público e empresas privadas, através de parcerias.
Em 2021, foram realizadas mais de 30 feiras, dentro de indústrias e de órgãos da prefeitura.
O objetivo é ajudar na geração de renda para esse segmento que ficou bastante tempo sem vender, por causa da pandemia da Covid-19.
Empreendedor há mais de 18 anos, Marcelo de Abreu participa ativamente das feiras, vendendo biscoitos e pães caseiros.
Para ele, essa é uma grande oportunidade de promover trabalho e garantir renda para a família.
Sem vender nada, desde que começou a pandemia e as áreas comerciais fecharam, ele ficou ‘sem pai nem mãe’, como disse.
Se não fosse essa ação do poder público, disse não saber como seria o futuro, uma vez que as aulas começaram e os gastos aumentam com material escolar e fardamento.
Segundo ele, esse apoio da prefeitura veio em boa hora.
As vendas foram além do esperado devido ao grande fluxo de pessoas durante todo o dia. Como os estandes foram montados no corredor, moradores das proximidades também foram lá.
“consegui vender tudo”, comemorou. Igual a ele, muitos também zeraram seus estoques.
Fonte: Semtepi