Cientistas mulheres são destaques em exposição virtual

Cientistas mulheres são destaques em exposição virtual. Exposição de trabalhos integra o Movimento Mulheres e Meninas na Ciência e ficará disponível até o dia 31 de março.

Cientistas mulheres são destaques em exposição virtual.

Exposição de pôsteres com pesquisas coordenadas por cientistas mulheres foi lançada esta terça-feira (22/2), com apoio do governo do Estado.

Coordenada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a iniciativa integra a programação do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência, do órgão.

Iniciado dia 11 deste mês, o objetivo é estimular a igualdade de gênero, bem como incentivar uma maior participação feminina no setor de ciência e tecnologia.

A exposição utiliza ambiente de realidade virtual que simula espaço físico semelhante a uma galeria.

Mulheres da área de Saúde são destaques na exposição

Nesse ambiente, o visitante pode circular livremente e conhecer os projetos em exibição.

A atividade aberta ao público ficará disponível até do dia 31 de março e visa levar ao conhecimento da sociedade os resultados de estudos nas diversas áreas.

A diretora da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, disse que o objetivo é a ampliação do acesso da população às pesquisas apoiadas pelo governo do Amazonas.

Ela explica que essas ferramentas serão utilizadas para a popularização da ciência. “Em breve estaremos apresentando outras novidades ao público”, prometeu.

Os pôsteres trazem informações sobre os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores com resumos objetivos e os resultados esperados.

Uma das pesquisas apresentadas é o “Provid-19 – Caracterização de painel protéico para a classificação de pacientes infectados com o SARS8CoV2 que evoluem ao óbito.

A pesquisa foi coordenada pela doutora em Bioquímica, Priscila Aquino, do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).

Segundo ela, há um contexto em nível global que é preciso apoiar e incentivar cada vez mais a participação de mulheres.