Wilker sugere que projeto Assembleia Viva ajude famílias carentes durante pandemia

No intuito de ajudar os mais necessitados durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) sugeriu nesta quarta-feira (25), que o projeto Assembleia Viva, programa voluntário feito por servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), criem uma campanha para doação de roupas e mantimentos para beneficiar famílias carentes do Estado.

O parlamentar propôs que todos os 24 deputados da Casa façam a contribuição através do programa, como uma alternativa para ajudar a população vulnerável e sem condições financeiras para o enfrentamento da doença, que já contaminou 54 pessoas e causou uma morte no Estado.

“Acredito que o programa Assembleia Viva pode ser mais uma alternativa do Parlamento amazonense para ajudar os mais humildes no enfrentamento dessa pandemia. Sugiro que o projeto faça uma campanha emergencial para doação de roupas e mantimentos de higiene pessoal para ajudarmos aquela família carente lá da periferia”, explicou o Líder da Minoria na Aleam.

O programa

Lançado em 11 de junho do 2019, o projeto Assembleia Viva tem o intuito de receber doações de servidores para ajudar instituições filantrópicas de Manaus e do interior do Estado. Composto por uma Comissão de diretores e servidores da Aleam, o programa já beneficiou, em menos de um ano, mais de 42 instituições, que receberam juntas 10 toneladas de alimentos não perecíveis, 80 eletrodomésticos e 1.000 brinquedos.

Também em 2019, o projeto Assembleia Viva concorreu ao prêmio Assembleia Cidadã na categoria Projetos Especiais da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que representa as Casas Legislativas e parlamentares estaduais de todo o país.

Como contribuir

Qualquer servidor em atividade, aposentado, pensionista ou deputado pode contribuir com qualquer valor a partir de R$ 10 mensais, que serão descontados em folha após autorização formalizada. As doações e instituições são divulgadas periodicamente no portal da Transparência da Assembleia, onde os servidores podem acompanhar a destinação das arrecadações do programa.