“Nossa luta para que esse momento fosse possível foi árdua, mas a satisfação de ver meus colegas sendo vacinados é ainda maior!”, declarou a presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), durante o evento que deu início à campanha de vacinação contra a Covid-19 de profissionais da educação do Amazonas.
O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (17), no Centro de Tempo Integral (Ceti) do município de Iranduba (distante 36 km de Manaus em linha reta) e contou com a presença do governador do Estado, Wilson Lima (PSC), do prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz (DEM), do secretário de Estado de Educação (Seduc), Luís Fabian, e outras autoridades do Estado e município.
Na ocasião, foram vacinados professores e demais funcionários que fazem parte da rotina escolar nas unidades de ensino da sede de Iranduba e da zona rural. Este aspecto da campanha também recebeu aprovação da parlamentar que, ao longo dos últimos meses, vem trabalhando para tornar realidade a vacinação dos profissionais da educação.
“Vivemos um dia histórico. O resultado da nossa luta começa a se concretizar e vamos continuar fiscalizando. Foi bonito ver nos olhos desses trabalhadores a esperança de voltar às atividades em salas de aulas com segurança”, ressaltou Therezinha Ruiz.
Seguindo os protocolos
De acordo com o governador Wilson Lima, o trabalho acontece em consonância com a decisão da juíza federal Jaiza Fraxe, que determinou a vacinação dos profissionais no Estado. “Inicialmente vamos trabalhar com sete municípios, mas a expectativa é que até o final desse mês, vinte municípios estejam com seus profissionais imunizados”, destacou Wilson Lima.
Endossando as informações repassadas pelo Chefe do Executivo, o titular da Seduc, Luís Fabian, pontuou que a vacinação permitirá o retorno híbrido das aulas no interior, já no próximo dia 19. “Todos os professores foram devidamente treinados e as escolas já sofreram todas as mudanças necessárias. Fizemos adequações das instalações hidrossanitárias das escolas e as equipamos com tapetes sanitizantes, dispensadores de álcool em gel e todo material de higiene necessário”, explicou Luís Fabian.
Alívio
A professora Valdelina Veiga da Silva, que trabalha nas redes estadual e municipal de ensino, o momento é de alívio para os professores. “Essa doença trouxe um peso muito grande para a nossa vida pessoal e profissional, perdemos muitos amigos e estávamos vivendo com medo. Essa vacinação nos traz alívio”, comentou Valdelina da Silva.
Vacinação pelo Amazonas
Segundo informações do secretário Luís Fabian, os municípios de Barcelos (401 km); Atalaia do Norte (1.136 km); Benjamin Constant (1.119 km); São Gabriel da Cachoeira (852 km); Canutama (615 km); Anori (195 km); Silves (200 km); Apuí (1.095 km); Careiro da Várzea (23 km); Santa Izabel do Rio Negro (631 km) e Tabatinga (1.106 km), já estão com seus profissionais da educação vacinados.
Já os municípios de Urucurituba (207 km); Itacoatiara (270 km); Iranduba; Manacapuru (98 km); Novo Airão (193 km); Presidente Figueiredo (127 km) e Rio Preto da Eva (80 km), iniciaram nesta segunda-feira (17), seus processos de vacinação.