O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, acompanhado dos superintendentes-adjuntos Executivo, Luiz Frederico Aguiar, e de Administração, Carlito Sobrinho, recebeu, nesta quarta-feira (29), as superintendentes Ariadne Fonseca, responsável pela área de Contratos; Elaine Kato, diretora de Operações da Superintendência de Produtos e Operações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); e a analista Susie Antunes, na sede da Autarquia.
O encontro teve como objetivo principal fortalecer os laços comerciais entre os órgãos federais, visando especialmente à transição do contrato de hosting, atualmente mantido pela Suframa com a Serpro, para um contrato de nuvem.
Durante a reunião, discutiu-se a viabilidade de migrar sistemas essenciais, como o Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional (Simnac), Sistema de Acompanhamento, Gestão e Análise Tecnológica (Sagat), entre outros, para a nuvem soberana da Serpro. Atualmente, esses sistemas estão hospedados nos servidores da Serpro, porém sob um contrato de hosting específico.
O superintendente Bosco Saraiva enfatizou que a transição para a nuvem representa uma melhoria substancial nos contratos, visando não apenas à segurança dos dados, mas também à otimização da performance dos sistemas já desenvolvidos. “Essa transição será importante para fortalecer a segurança e melhorar a eficiência dos sistemas utilizados pela Suframa”, declarou.
Por fim, a reunião também marcou o início das discussões para avaliar a viabilidade e as próximas etapas de implementação do Sistema de Controle de Mercadoria Estrangeiro (SCIEX). A proposta representa um avanço significativo para a modernização tecnológica da Suframa e a melhoria dos serviços. “Nosso objetivo é ampliar a acessibilidade para os usuários da Suframa, proporcionando uma maior eficiência nos processos de importação e exportação”, ressaltou o superintendente Bosco Saraiva.
Fonte e Fotos: Divulgação/Suframa