A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) participou, nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25/11, do Encontro de Coordenadores de Vigilância Sanitária do Amazonas, evento promovido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), que reuniu gestores do segmento em todo o estado. O evento foi realizado no anfiteatro da Faculdade UniNorte, Unidade 6, no centro de Manaus.
Foi uma oportunidade de troca de experiências bem-sucedidas de vigilância sanitária em todo o território amazonense, e de discussão dos desafios e oportunidades para a área ao longo do último ano, marcado pela superação gradual da pandemia da Covid-19 e a retomada das atividades.
A Visa Manaus foi representada pelo diretor, Ewerton Wanderley, a assessora Maria do Carmo Leão Coelho e os gestores Ricardo Celestino, gerente de Vigilância de Alimentos, e Lyeny Alcântara, que representou a Gerência de Vigilância de Serviços de Interesse à Saúde.
A programação dos dois dias incluiu palestras, apresentações culturais e um espaço interativo. Os temas discutidos no evento contemplaram desde um diagnóstico situacional do trabalho das vigilâncias sanitárias a uma análise da descentralização e do financiamento do serviço no Estado.
O gerente Ricardo Celestino realizou a apresentação “Experiências Exitosas nas Ações de Vigilância Sanitária na Capital”, e destacou o trabalho de caráter educativo da Visa Manaus, com diversas operações para instruir e esclarecer a população, que abrangeu desde empresários a comerciantes informais, em locais tão diversos quanto shopping centers, redes de supermercados e escolas municipais.
“Trata-se de uma ocasião especial para debater e também celebrar o trabalho da vigilância sanitária em todo o Estado do Amazonas, e a Visa Manaus, com o apoio e a orientação do prefeito David Almeida, pôde apresentar seu trabalho importante e inovador, de caráter informativo e sobretudo preventivo. O evento contribuiu para afastar o estigma de sermos um órgão que atua principalmente através de penalizações. Mostramos que esse é apenas um aspecto do nosso serviço, e que importa muito mais disseminar as boas práticas sanitárias e orientar a população para prevenir agravos”, explicou Ewerton Wanderley.
A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.
Fonte: Semsa