Vinda de Bolsonaro a Manaus no dia 28 ainda não tem agenda definida

Autoproclamado porta-voz do governo Bolsonaro no Amazonas – além de fazer questão de se apresentar como amigo e compadre do presidente –, o Coronel Alfredo Menezes (PL), pré-candidato ao Senado, anunciou nesta sexta-feira (20) a vinda de Bolsonaro a Manaus no próximo dia 28 de maio, um sábado. Estranhamente, entretanto, a viagem presidencial a Manaus não consta da agenda do presidente e o próprio “porta-voz” do “mito” no AM não sabe especificar qual será a programação do presidente em solo manauara, nem o motivo de sua vinda à cidade. Seria uma motociata-relâmpago? A conferir!

REINCIDÊNCIA

Se, por um infortúnio do destino, a vinda do presidente a Manaus não se confirmar, não será a primeira vez que Menezes diz que Bolsonaro vem à cidade e fica a ver navios. Da última vez que isso aconteceu, aliás, o “no-show” do mandatário executivo da República foi muito mais grave. Menezes afirmou que o presidente viria a Manaus entre 18 e 23 de março para assinar “in loco” o decreto que revogaria os efeitos nocivos da redução do IPI sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM).

NEM VEIO, NEM REVOGOU

Como se sabe, e já faz parte da História, o presidente não veio, tampouco revogou os efeitos da redução do IPI sobre a ZFM. Foi preciso recorrer ao STF para conseguir, ainda que liminarmente, desarmar a bomba-relógio largada pelo governo federal no Polo Industrial de Manaus. O REBOJO até questionou o coronel porta-voz sobre a agenda do presidente em Manaus no dia 28, por meio de aplicativo de mensagem. O questionamento, entretanto, foi visualizado e solenemente ignorado.

BRAGA, BI E D’ÂNGELO

O senador e pré-candidato ao Governo do Estado Eduardo Braga (MDB) esteve em Parintins nesta sexta-feira (20), onde foi recebido pelo prefeito da Ilha, Bi Garcia (UB), e acompanhado pelo prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo (Republicanos). Apesar de não ter havido anúncio oficial, o zunzunzum dá conta de que, muito embora tena sido um dos prefeitos que migraram para o União do Brasil, do governador Wilson Lima, Bi Garcia estaria protagonizando uma “traição” ao governador e passando a apoiar Braga. D’Ângelo já era um dos poucos prefeitos que permaneceram fiéis ao senador.

DEBANDADA

Apesar de aliados de Eduardo Braga, Amazonino Mendes (Cidadania) e Arthur Neto (PSDB) terem anunciado, durante toda a semana, uma debandada de prefeitos do arco de alianças do governador, o que se viu foi exatamente o contrário: 51 prefeitos saíram esta semana da Associação Amazonense de Municípios (AAM), presidida pelo prefeito Manaquiri, Jair Souto (MDB), um dos poucos aliados de Braga, e fundaram, junto com Wilson Lima e David Almeida (Avante), o Instituto do Desenvolvimento Ambiental Social e Econômico dos Municípios do Amazonas. Ou seja, a debandada não se deu no grupo de Wilson.

‘ARMANDO FELICIDADE’

Vai ser na próxima quinta-feira (26) a festa de lançamento da canção “Armando Felicidade”, uma homenagem em forma de samba composta pelos artistas Rui Machado e Chico da Silva a um dos bares mais célebres de Manaus, o Bar do Armando. O samba será apresentado oficialmente pelo cantor Lúcio Flávio, que gravou uma das versões da música, seguido de uma apresentação do projeto Elas Cantam Samba, com Lucilene Castro, Márcia Siqueira e Cláudia Trindade, que também gravaram outra versão de “Armando Felicidade”. E enquanto a festa não chega, o leitor do REBOJO pode conferir aqui um dos videoclipes da canção.

IMPACTOS DA CHEIA EM PARINTINS

Em Parintins, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, na próxima segunda-feira (23), uma audiência pública para discutir com moradores e as autoridades locais sobre as ações adotadas para reduzir os impactos da cheia do rio Amazonas neste ano, no município. Subcoordenador do Grupo de Trabalho Enchentes 2022 da DPE-AM, o defensor público Rodolfo Lôbo será o mediador da audiência pública, que tem início às 9h.

BAR DO BOI FAZ 34

Prometendo uma emocionante homenagem ao falecido Pop da Selva – o inigualável levantador de toadas Arlindo Júnior – o Bar do Boi Caprichoso comemora neste sábado (21) 34 anos desde que começou a difundir a cultura do boi-bumbá parintinense em Manaus. O palco da festa será o Centro de Convenções Gilberto Mestrinho – popularmente conhecido como Sambódromo.

ITENS OFICIAIS

Além do tributo a Arlindo Júnior, a festa vai contar com apresentações dos itens oficiais do Caprichoso Edmundo Oran (Apresentador), Patrick Araújo (Levantador de Toadas), Marujada de Guerra e Prince do Caprichoso (Amo do Boi), além de Klinger Júnior, Paulinho Viana, Junior Paulain e as participações da Raça Azul, Força Azul e Branca (FAB), Corpo de Dança Caprichoso (CDC) e Troup Caprichoso. A comemoração começa às 21h e a entrada é gratuita.