Vigilância em Saúde: Amazonas participa da 17ª edição ExpoEpi

O evento nacional é o principal de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças

O Amazonas, representado pelos técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), marcou presença na 17ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). O evento encerra hoje (10/11), iniciado no dia 7 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Na programação da ExpoEpi foram homenageados o ex-diretor da FVS-RCP, Bernardino Albuquerque e o virologista da Fundação Oswaldo Cruz, Felipe Naveca, pela relevância de seus trabalhos no âmbito da vigilância epidemiológica na região amazônica. O espaço, também foi cenário para entrega do Prêmio “Malaria Champions – Campeões contra a Malária nas Américas 2023” para a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, sendo a única capital do país a receber o prêmio promovido pela Organização Pan-Americana (Opas).

Durante o evento, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), Ethel Maciel, comemorou o retorno da ExpoEpi, após quatro anos sem edição.

“É uma alegria para nós todos, que estamos no campo da saúde coletiva, ver o retorno desse que é o maior encontro da epidemiologia no serviço de saúde no Brasil. E ter essas experiências bem-sucedidas apresentadas, na experiência dos municípios, dos estados, é fundamental para que a gente possa mostrar para o Brasil tudo que tem sido feito para melhorar os indicadores de saúde”, disse a secretária da SVSA, Ethel.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa fortalece as ações de vigilância em saúde que percorre todas as áreas da saúde.

“Vigilância em saúde é transversal ao serviço de saúde, e a Expoepi 2023, resgatou a importância desse espaço de discussão e escuta entre todos os entes, que constroem essa integração focando em melhores resultados”, avaliou a diretora da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A ExpoEpi tem a concepção de difundir e divulgar as práticas exitosas dos serviços de saúde do SUS, que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a Saúde Pública no país. E nesta edição, reuniu 2.500 profissionais de saúde de todas as regiões brasileiras.

Fotos: Laudemiro Bezerra/ MS e Maíra Pessoa/FVS-RCP