Vai começa a vacinação contra a gripe, entenda as duas vacinas
A campanha nacional de vacinação contra gripe comum começa nesta segunda-feira (12) e é uma campanha importante que ajuda a evitar internações e mortes. Com a alta dos casos de Covid-19, ela é ainda mais importante.
Vai começa a vacinação contra a gripe, entenda as duas vacinas
Na próxima segunda-feira (12), começa a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, mais conhecida como a vacina da gripe. Nela, o público alvo inclui somente: crianças acima dos seis meses e com menos de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e povos indígenas.
Se você está fora desse grupo, não pare de ler esta matéria, pois você precisa saber mais.
A maior dúvida (com certeza) é saber como se imunizar com as duas vacinas: a da gripe e da Covid-19.
Segunda-feira (12), vai começa a vacinação contra a gripe, mesmo que você entenda mais sobre as duas vacinas é importante ressaltar que, a campanha contra a covid-19 continua e que todas as precauções de contágio devem continuar, mesmo para os que já tomaram as duas doses.
Caso a pessoa faça parte do grupo prioritário, nesta primeira etapa da vacina da gripe e esteja, também, no grupo prioritário da Covid-19 devem ficar atento aos prazos e intervalos entre as doses.
Como tomar as duas vacinas
Vai começa a vacinação contra a gripe e é importante que você entenda mais sobre as duas vacinas que estão com campanhas dividias entre grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A vacinação contra a covid-19 no estado do Amazonas, por exemplo, está na fase de imunizar idosos acima dos 60 anos, com e sem comorbidades. .
Porém, em outras regiões, esses grupos diferem nas faixas etárias devido a chegada de novas doses por etapas. O ideal é que pessoas que estão incluídas na primeira etapa da vacinação da gripe fiquem atentos ao calendário e respeitem os intervalos entre as vacinas.
O ministério da Saúde separou as duas campanhas para que não haja consciências nos grupos. A ideia , nessa primeira fase da campanha da gripe é desvincular os grupos.
SAIBA QUEM NÃO PODE TOMAR A VACINA CONTRA A Covid-19
Veja o calendário da campanha da Influenza (gripe), de acordo com o Ministério da Saúde
12/04 a 10/05
- Crianças (seis meses a menores de seis anos)
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas
- Trabalhadores da Saúde
11/05 a 08/06
- Pessoas acima de 60 anos
- Professores
09/06 a 09/07
- Comorbidades
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso
- Trabalhadores Portuários
- Forças de Segurança e Salvamento
- Forças Armadas
- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade
- População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
Se houver consciências da pessoas estar no mesmo período para as duas vacinas, o recomendado é tomar a dose contra a Covid-19. Caso o indivíduo não esteja nos próximos grupos prioritários da Covid-19 e estiver no da gripe, deve tomar, sim, o imunizante contra a Influenza.
Qual o intervalo entre as duas vacinas?
O intervalo recomendado é de 14 dias no mínimo, não importa a farmacêutica, ou seja, AstraZeneca ou CoronaVac. Caso haja confusão com as vacinas e a pessoa tomar as duas ao mesmo tempo ou com intervalos menores, não tem problema, esse intervalo é considerado uma precaução, não uma contraindicação.
A pergunta chave: Por que é importante fazer a vacina contra gripe?
Vale ressaltar – e lembrar, que esta vacina sempre foi importante, especialmente para a população acima dos 60 anos. A influenza causa morte e, dependendo do ano, os casos de óbitos são expressivos. Em tempos de coronavírus, o ideal é tomar esta vacina.
O mais importante de entender é que a vacina da gripe não tem efeito imunológico sobre a covid-19 e nem o contrário. Então, se você pertence aos grupos prioritários das duas campanhas deve tomar as duas vacinas.
Para finalizar, é importante frisar que as duas enfermidades são pulmonares e podem ter sintomas parecidos, portanto, quando imunizando contra a gripe, já é uma garantia de proteção para essa doença sem contar que é mais uma formar de evitar novas lotações no de saúde.
A Organização Mundial da Saúde recomenda, ate que toda a população mundial chegue a 70% de vacinados, o uso de máscara, distanciamento social, uso de álcool em gel para não fortalecer o vírus e para evitar o surgimento de novas variantes mais poderosas.