A Prefeitura de Manaus oferta a vacina contra a Covid-19 em nove unidades de saúde distribuídas em todas as zonas geográficas da capital, neste sábado, 1º/4. Do total de unidades em funcionamento, oito estarão de portas abertas das 8h às 12h. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, realizará atendimento ao público até as 10h30, por conta dos serviços de manutenção.
A lista completa com os endereços está disponível no link bit.ly/localvacinacovid19, e também pelo site semsa.manaus.am.gov.br e nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A titular da secretaria, Shádia Fraxe, alerta a população sobre a importância de manter o esquema vacinal atualizado, conforme os públicos preconizados pelo Ministério da Saúde.
“Estamos vivendo um cenário epidemiológico controlado, que foi conquistado graças ao esforço das equipes de saúde e à colaboração da população. Para continuarmos com nossa rotina, todos, crianças, jovens, adultos e idosos, precisam se proteger das formas graves da Covid-19, que continua sendo uma ameaça. É importante reforçar que a vacina é a arma mais segura disponível até o momento”, destaca Shádia.
Para receber a vacina, o usuário precisa apresentar documento de identidade com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), além do cartão de vacina, mas é importante ressaltar que a perda do cartão não inviabiliza o recebimento do imunizante.
As doses recebidas podem ser consultadas na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), na aba “Consultar minhas doses”, com a digitação do número do CPF.
Doses
Até a manhã desta sexta-feira, 31/3, o Vacinômetro municipal apontava que quase 5,2 milhões de doses de vacina haviam sido aplicadas na capital. A campanha contra a Covid-19 é mais longa coordenada pela Semsa, que desde janeiro de 2021 vem adotando estratégias para ampliar o acesso aos imunobiológicos.
“O esforço da Semsa está valendo a pena, porque estamos conseguindo evitar que as pessoas fiquem muito debilitadas e precisem se hospitalizar. É sempre bom frisar que a Covid-19 pode levar a óbito. Ao se vacinar, cada pessoa contribui para a sua saúde e para a coletiva, porque o vírus passa a circular menos. As vacinas salvam vidas e reforçamos que todos precisam se proteger”, assinala a titular da Semsa.
Confira os pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 1º/4:
Zona Norte
– Clínica da família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul;
– USF Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1;
– USF Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina.
Zona Sul
– USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores (até as 10h30)
Zona Leste
– USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi;
– USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário;
– USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves.
Zona Oeste
– USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória;
– USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1.
Fonte: Semsa
Fotos: Divulgação / Semsa