As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, responsáveis pela oferta de serviços nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, estão atendendo em novos locais esta semana. Gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as unidades têm o objetivo de ampliar o acesso do público feminino aos serviços da Rede de Atenção Primária à Saúde, sobretudo em áreas de vazios assistenciais.
As unidades volantes ofertam atendimentos médicos e de enfermagem, coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consulta inicial do pré-natal e outros procedimentos, com o intuito de reforçar a prevenção de doenças e promover a saúde da população feminina na capital.
Na zona Norte, a unidade móvel está atendendo na rua Jardim Baronesa, 12, próximo a Igreja Adventista, no bairro Alfredo Nascimento.
Já na Zona Oeste, as usuárias podem buscar os serviços na rua Baré com rua das Estrelas, no bairro Tarumã-Açu, ao lado da Unidade de Saúde da Família Parque das Tribos.
Na zona Leste da capital, a unidade está situada na rua Mirititapuya, s/nº, no bairro Jorge Teixeira II. E o público feminino residente na zona Sul pode ser atendido pela unidade que está instalada na avenida Marginal, no 64, no bairro de Petrópolis, na praça do Conjunto Jardim Petrópolis.
A Semsa reforça que não há necessidade de agendamento prévio para que os serviços sejam ofertados. As usuárias precisam mostrar documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Confira os endereços das unidades móveis
Zona Norte
Rua Jardim da Baronesa, 12, Alfredo Nascimento 2 (próximo à Igreja Adventista)
23 a 28/9
Zona Oeste
Rua Baré com rua das Estrelas, s/nº, Tarumã-Açu (ao lado da USF Parque das Tribos)
22/9 a 4/10
Zona Leste
Rua Mirititapuya, s/nº, Jorge Teixeira I (campo do Teixeirão)
23 a 28/9
Zona Sul
Avenida Marginal, 64, Petrópolis (praça do Jardim Petrópolis)
23/9 a 5/10
Zona Rural
Rua Imbu, 22, comunidade Ismail Aziz (BR-174, Km 25, Tarumã-Açu)
16 a 27/9
Fonte: Divulgação / Semsa