Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais nas zonas Norte e Leste

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que a partir da segunda-feira, 27/11, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher vão ofertar serviços da assistência básica às moradoras das zonas Norte e Leste em novos locais.

Na zona Norte, a estrutura itinerante voltada à saúde feminina passará a atender as moradoras do bairro Novo Aleixo e entorno, na segunda-feira, 27/11, tendo base na rua Perimetral Norte, na área da igreja católica Comunidade Bom Jesus. A previsão de permanência no local é até o próximo dia 15/12.

A unidade móvel que oferta serviços às usuárias da zona Leste, por sua vez, começa a atender na segunda-feira, 27/11, a população feminina da comunidade Nova Vitória e entorno, no bairro Gilberto Mestrinho. A estrutura ficará posicionada na rua Magalhães, onde tem previsão de funcionar até o dia 8/12.

A unidade móvel que atende as usuárias da zona Oeste vai seguir em funcionamento na rua Urandi, 426 e 446, próximo à igreja católica Cristo Redentor, no bairro Alvorada, com previsão de permanecer no local até o dia 1º/12.

Serviços 

Em funcionamento há quatro meses, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa ofertam ações e procedimentos da assistência básica em bairros e comunidades das zonas Norte, Leste e Oeste de Manaus, sendo uma para cada zona distrital. O serviço visa reforçar a cobertura da atenção primária, com ênfase no pré-natal e no diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do útero, nas áreas de maior demanda e vazios assistenciais nas áreas de abrangência das unidades.

As estruturas itinerantes ofertam atendimento exclusivamente para a população feminina, sempre de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 7h às 17h. Entre os serviços e procedimentos ofertados se incluem consultas médicas e de enfermagem, incluindo acompanhamento pré-natal, coleta do exame preventivo, mamografia, exames diversos de ultrassonografia e dispensação de medicamentos, entre outros.

Fonte: Divulgação / Semsa 

Fotos: Divulgação / Semsa