Unidades de Saúde são premiadas por ações de controle da tuberculose

Unidades de Saúde são premiadas por ações de controle da tuberculose. Campanha teve início em março deste ano e apontou aqueles servidores que se destacaram nas ações.

Unidades de Saúde são premiadas por ações de controle da tuberculose

O encerramento da Campanha Municipal de Luta contra a Tuberculose, iniciada em março, aconteceu nessa sexta-feira (8/4).

O local foi o auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), localizado no bairro Dom Pedro, zona Oeste da cidade.

A programação foi para premiar 22 unidades de Saúde, que se destacaram na execução das ações do Programa Municipal de Controle da Tuberculose no ano de 2022.

Servidores e UBSs foram premiados pelo êxito, ao final da campanha

Na premiação, foram avaliados indicadores de desempenho do programa: Proporção de exame de sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse por duas semanas ou mais).

Também, indicadores de acompanhamento (exames para HIV realizados, contatos examinados e cura) e número iniciado de tratamento de infecção latente por tuberculose (ILTB).

Durante o evento, o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, destacou a importância da premiação na valorização dos servidores que atuam no atendimento direto aos pacientes.

Com isso, buscando melhorar a qualidade do serviço e modificar o cenário epidemiológico do município de Manaus, no que se refere à incidência de tuberculose.

Manaus é a cidade líder na incidência de novos casos de tuberculose, entres as capitais brasileiras e a prefeitura de Manaus tem intensificado as ações de combate à doença.

Isso é feito, é bom frisar, não somente durante a campanha, mas na rotina diária dos serviços.

Para que essas metas sejam alcançadas, é necessário um grande investimento em capacitação desses profissionais além de uma sensibilização para que atuem junto à população.

A premiação, em seu escopo, teve a intenção de premiar esses profissionais, junto com suas Unidades de Saúde, no desenvolvimento exitoso desse trabalho.

A Unidade de Saúde realiza a oferta de exame de escarro de forma semanal, em caso de pacientes com sintomas da doença.

O material é coletado e levado até o laboratório para o diagnóstico. O paciente é acompanhado por um médico da unidade de saúde e o medicamento é entregue em sua residência.

Fonte: Semsa