Um dia após ser acusado de machismo, Braga é acusado de divulgar fake news

Um dia depois de dividir os veículos de comunicação locais entre os que denunciaram sua suposta atitude machista com a apresentadora do debate na TV Norte Amazonas, Márcia Dantas, e os que noticiaram o uso político do fato pelos candidatos Carol Braz (PDT) e Henrique Oliveira (Podemos) para criar factoide, o senador e candidato ao Governo do Estado Eduardo Braga (MDB) se envolveu em outra polêmica. Vários veículos noticiaram nesta sexta-feira (30) que Braga manipulou dados de uma pesquisa para postar em suas redes sociais que está no segundo turno das eleições ao Governo do Estado.

ENCAMINHADO A IMPRENSA

Além de divulgar a pesquisa do instituto Pontual com números alterados em suas redes sociais, Braga também enviou um release intitulado “Eduardo Braga está no segundo turno”, por meio de sua assessoria de imprensa, a veículos de comunicação. O tiro saiu pela culatra, já que a principal notícia do dia sobre o candidato foi a da manipulação da pesquisa e divulgação de fake news.

NÚMERO ALTERADO

A peça publicada nas redes sociais indica que Braga teria 23,5% dos votos válidos, mas na pesquisa ele surge com 21,3%, em terceiro lugar, atrás de Amazonino (Cidadania), que tem 24,9% e de Wilson Lima (UB), que lidera com 39,9% das intenções de voto. Outras pesquisas divulgadas nesta sexta-feira (30), aliás, confirmam o quadro de liderança do governador e candidato à reeleição, com ampla vantagem sobre o segundo colocado, Amazonino, e o terceiro, Eduardo Braga.

EXCELENTE PARA A ECONOMIA

O governador Wilson Lima usou suas redes sociais para dar uma notícia que classificou como excelente para a economia do Amazonas. Wilson anunciou que as empresas Eneva e Global Participações Energia (GPE) venceram o leilão para a construção de três térmicas no Estado. Segundo o governador, os empreendimentos renderão R$ 5 bilhões em investimentos e a geração de até seis mil empregos. “O mercado de gás no Amazonas é REALIDADE e já estamos colhendo os resultados”, postou o governador.

URNAS AUDITADAS

Será realizada neste sábado (1º), às 9h, a escolha ou sorteio as urnas que passarão por auditoria. As urnas serão escolhidas pelos representantes de entidades fiscalizadoras e, no caso do total de representantes não alcançar o número suficiente, será realizado sorteio. No dia da eleição, 18 urnas eletrônicas passarão por auditoria convencional, o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, no qual serão digitados nas urnas os votos previamente preenchidos em cédulas de papel. Ao final das eleições, será feita a comparação dos votos apurados nas cédulas com o Boletim de Urna.

URNAS AUDITADAS 2

Duas urnas serão destinadas à realização do Projeto Piloto de Teste de Integridade, com o uso de biometria, e três serão submetidas à auditoria Teste de Autenticidade das Urnas Eletrônicas diretamente na seção eleitoral. A cerimônia de escolha/sorteio ocorrerá a partir das 9h no Auditório do Fórum Eleitoral de Manaus, prédio anexo da sede do TRE-AM.

DAS 4H ÀS 18H

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informou nesta sexta-feira (30) que a gratuidade no transporte coletivo urbano no dia das eleições, domingo (2), é restrita ao sistema convencional, que atenderá todas as zonas da cidade com viagens gratuitas, no período de 4h às 18h, obedecendo o Decreto Municipal n° 5.399, do dia 28 de setembro de 2022.