Um alerta para o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos
O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, nesta quarta-feira (05), tem o objetivo de orientar e sensibilizar a população sobre o perigo que o uso indiscriminado de medicamentos representa para a saúde.
Um alerta para o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos
Para contribuir com o processo de esclarecimento sobre o tema, a Prefeitura de Manaus vai divulgar alertas sobre a necessidade de orientação especializada por meio de cards e vídeos nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Quem costuma usar remédios sem orientação adequada está sujeito a desenvolver intoxicações, processos alérgicos, dependência química e até agravar seu quadro de saúde.
Para a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a data é o momento oportuno para chamar a atenção sobre os perigos de usar medicamentos sem orientação de profissional habilitado.
A automedicação pode ser compreendida pelo ato de adquirir um medicamento sem a indicação de um profissional qualificado para prescrevê-lo como é o caso dos médicos, odontólogos, veterinários e farmacêuticos.
Para a farmacêutica Luana Santana, a população, além de evitar o uso de um medicamento sem a orientação de um profissional de saúde, precisa observar com atenção as posologia com doses, horários e os dias indicados na prescrição para que o ciclo de tratamento se complete.
Outras reações podem ser desencadeadas quando o medicamento interage com determinados alimentos, bebidas alcóolicas e até substâncias presentes em outras fórmulas medicamentosas. Há casos de superdosagem, quando a pessoa toma quantidades acima do recomendado, um problema recorrente causado pela automedicação.
Quando o medicamento tem tarjas (vermelha ou preta), o uso inadequado pode causar dependência química e reações de hipersensibilidade principalmente alergias.