Após um período em que as pesquisas apresentavam um cenário estanque na disputa em segundo turno pelo Governo do Amazonas, os últimos levantamentos divulgados têm apontado para uma tendência de crescimento do governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) frente a seu adversário, Eduardo Braga (MDB). Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (21) pela Pontual Pesquisas mostra que Wilson tem 59,2% dos votos válidos, contra 40,8% de Braga, que caiu quase dois pontos percentuais em relação ao resultado divulgado pelo instituto na semana passada.
VANTAGEM AMPLIADA
Ou seja, a nove dias das eleições o governador Wilson Lima abre 18,4 pontos de vantagem na preferência do eleitorado, segundo levantamento da Pontual, que também aponta que Wilson já está com 60,4% dos votos válidos em Manaus e, no interior do estado, alcançou 58%. Em todo o Amazonas, o governador subiu 1,2 pontos percentuais na preferência dos eleitores em relação ao levantamento divulgado pela Pontual no último dia 14. Outras duas pesquisas divulgadas recentemente cravaram uma vantagem de 17 pontos para Wilson.
TERCEIRA DERROTA
Se os números das pesquisas se comprovarem nas urnas, será a terceira derrota consecutiva de Eduardo Braga na disputa pelo Governo do Estado. Em 2014, perdeu para José Melo; em 2017, concorreu pelo mandato-tampão após a cassação de Melo e foi derrotado por Amazonino Mendes; e, se confirmada a tendência das pesquisas, será derrotado em 2022 por Wilson Lima.
NÃO SE IGUALOU
Quando sofreu a primeira derrota, em 2014, Braga tentava se equiparar aos recordes de três mandatos de Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes no Governo do Amazonas. Desde então, entretanto, Amazonino “subiu o sarrafo”. Com o mandato-tampão, chegou à marca de quatro mandatos à frente do Governo do Amazonas. Enquanto isso, o terceiro mandato de Braga ainda não se concretizou.
GARIMPO ILEGAL NO MADEIRA
O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) está alertando sobre ameaças que a categoria vem recebendo dos garimpeiros ilegais que ocupam principalmente a bacia do Rio Madeira, no Sul do Estado. Segundo o Sindarma, após a operação realizada pela Polícia Federal no último dia 12 na região e que resultou na inutilização de balsas e equipamentos usados para dragar o rio, grupos de garimpeiros passaram a ameaçar diretamente a segurança das embarcações regulares que fazem as rotas para os municípios do Madeira.
AMEAÇA AO ABASTECIMENTO
O Sindarma afirma que as ameaças se dão de forma direta ou em redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens e constituem em um risco para a manutenção do abastecimento de Manaus, e dos municípios do interior, com produtos como alimentos e combustível. As ameaças dos garimpeiros ilegais se somam a outro problema que as empresas de navegação já enfrentam há anos: as ações dos piratas que dominam e aterrorizam os rios do Amazonas.
CERTIFICAÇÃO FOR EXPORT
O evento virtual “Certificação de produtos orgânicos para Europa e Oportunidades para os produtos orgânicos no mercado internacional” será realizado pela Suframa na próxima quarta-feira (26), das 9h às 10h15. Serão duas palestras gratuitas exibidas na plataforma Teams e destinadas às empresas que trabalham com produtos orgânicos e que pretendem exportar para mercado internacional. O prazo para as inscrições vai até segunda-feira (24), por meio do e-mail cogex@suframa.gov.br.
LIDERANÇAS REUNIDAS
Teve início nesta sexta-feira (21) e segue até domingo (23) o Assembleia Sinodal Arquidiocesana, evento em que o Cardeal Leonardo Steiner se reúne com padres, diáconos, religiosos e religiosas e lideranças leigas para discutir os rumos da Igreja. O encontro acontece no Centro de Treinamento Maromba e inicia nesta sexta-feira (21), às 19h, e encerra no domingo (23), às 12h.
EXAME DE ORDEM
Acontece neste domingo (23) o 36º Exame de Ordem Unificado, realizado em Manaus pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas. Por aqui, o exame será realizado na unidade 5 da Fametro, localizada na Avenida Constantino Nery, 1937. Os portões serão abertos às 10h e fecharão às 11h30, no horário de Manaus.