UGPE e Bombeiros realizam simulação em treinamento para famílias do Residencial Rodrigo Otávio

A ação está inserida no processo de regularização do habitacional, que faz parte do Prosamin+

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), realizou nesta quarta-feira (13/09), uma atividade de simulação para treinamento em casos de pânico e incêndio aos moradores do Parque Residencial General Rodrigo Otávio, localizado no bairro da Cachoeirinha, zona sul. A atividade integra as ações pós-regularização do primeiro residencial do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), inaugurado em maio deste ano pelo governador Wilson Lima.

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, o Residencial Rodrigo Otávio foi entregue, de forma inédita, todo regularizado e a ação de hoje faz parte do processo de formação das brigadas de incêndio. “É a primeira vez que um habitacional do Prosamin é entregue regularizado, com Habite-se e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Isso não acontecia em fases passadas do programa. Portanto, essa simulação com a brigada de incêndio também é inédita e muito importante, pois prepara os moradores para lidar com sinistros, como as situações de incêndio e outros incidentes”, observa o secretário.

A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, afirmou que a realização do simulado fecha um ciclo importante relacionado à regularização e à capacitação dos moradores nos aspectos de segurança e prevenção a incêndios. ‘A atividade faz parte do processo de regularização e capacitação que foi realizado com os moradores, e a brigada de incêndio do residencial atende aos padrões de segurança do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)’, ressalta.

“Os moradores aprenderam a manusear os extintores de pó químico ABC, que é o tipo utilizado no habitacional Rodrigo Otávio e também aprenderam sobre quais os procedimentos adotar no caso de vazamentos de gás de cozinha e focos de incêndio provocados por botijas de gás”, disse o oficial Bombeiro, Tenente Ricardo.

“É importante que todos os moradores saibam como agir em caso de incêndio e vazamentos de gás” afirmou o tenente Ricardo.

Fontes: UGPE

Fotos: Tiago Corrêa: UGPE