Programação tem início no dia 5 e segue até 9 de novembro
Com o tema “Amazônia, fronteiras e escalas geográficas na análise da saúde”, acontecerá, no período de 5 a 9 de novembro, a 11ª edição do Simpósio Nacional de Geografia da Saúde (XI Geosaúde). O evento é uma realização da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/RCP/AM).
O responsável pela conferência de abertura será Jorge Amâncio Pickenhayn, da Universidade de San Juan, que acontecerá no domingo (05/11), às 18h30, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (ENS), na avenida Darcy Vargas, 1.200, Parque Dez de Novembro.
O especialista Eduardo Werneck, do Instituto Federal Catarinense (IFC), explica que a principal característica do simpósio é a mobilidade pelo Brasil. “A ida ao Amazonas, especialmente Manaus, possui um valor simbólico, pois serve para conectar novas áreas do conhecimento, como as dinâmicas que envolvem a Amazônia, os povos tradicionais, a medicina alternativa etc. Essas pautas fazem parte do que a geografia da saúde tem para pensar”, ressaltou.
Programação
O evento contará com uma conferência de abertura, cinco mesas redondas, onde participarão convidados nacionais e internacionais. Também haverá oficinas e minicursos; sessões de apresentação de trabalho oral e no formato de pôster; lançamento de livros; e conferência de encerramento.
No dia 7 de novembro, a partir das 16h, Susane Patrícia Melo de Lima, da UEA, mediará a mesa-redonda 4, com o tema: Urbanização, Vulnerabilidades e Questões de Gênero.
Confira a programação completa e como participar no site do evento: https://www.simposiogeosaude.
Fonte: : Daniel Brito/ UEA