Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) móvel, da Prefeitura de Manaus, será instalada no centro histórico da capital, para ampliar o acesso da população aos serviços ofertados na campanha “Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer de mama. A UBS Móvel iniciará os atendimentos na sexta-feira, 30/9, na praça Dom Pedro II, em frente ao Museu Cidade de Manaus (paço da Liberdade), onde será feita a abertura da campanha, às 8h30.
A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, informa que a unidade móvel permanecerá no local por 14 dias e que, ao longo do mês, todas as unidades da Semsa irão intensificar as ações voltadas para o controle do câncer de mama no município.
“O câncer de mama é o mais comum entre a população feminina no mundo e, infelizmente, ainda causa a morte de muitas mulheres na nossa cidade. Todos os anos realizamos essa grande mobilização para lembrar a sociedade que quanto mais cedo a mulher for diagnosticada, mais chances de cura ela terá, e nossa rede assistencial está preparada para auxiliá-la nesse processo”, diz.
Shádia orienta que as mulheres poderão buscar a UBS Móvel mesmo sem agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, portando RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No local, as usuárias poderão realizar consulta médica e de enfermagem, exame clínico das mamas, coleta do exame preventivo (para mulheres de 25 a 64 anos) e solicitação do exame de mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos).
Além disso, a UBS Móvel ofertará testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais, além da vacinação contra a Covid-19, hepatite B e vacina dT (antitetânica). As ações do “Outubro Rosa” no entorno do paço da Liberdade contarão com apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
No local, uma unidade móvel da Semasc disponibilizará orientação psicológica e social às mulheres, além de rodas de conversa sobre os direitos da mulher e oficinas com o objetivo de contribuir para a autonomia econômica e geração de renda desse público.
Prevenção
Shádia reforça que a mamografia no SUS é indicada para mulheres de 50 a 69 anos, mesmo sem sinais de sintomas de câncer de mama, uma vez a cada dois anos. Todas as UBSs ofertam consultas médicas ou de enfermagem e as orientações para os exames necessários.
“Precisamos lembrar que a mamografia também é indicada para avaliar alterações mamárias suspeitas em qualquer idade, em mulheres e homens. Ao sentir qualquer sintoma indicativo de câncer de mama, procure a UBS mais próxima de você”, orienta a secretária.
Os sintomas de câncer de mama incluem nódulo endurecido, dor na mama ou no mamilo, vermelhidão na pele, pele com aspecto “casca de laranja”, inchaço, secreções, inversão do mamilo, pequenos nódulos na axila ou pescoço, entre outros.
“Em meio a esse movimento, a Semsa também intensifica as ações de prevenção ao câncer do colo do útero, que também pode afetar mulheres e homens trans. A orientação é que o exame preventivo (Papanicolau) seja feito na faixa etária de 25 a 64 anos, a cada três anos, se os dois resultados anteriores tiverem sido normais”, acrescenta.
Fonte: Semsa