Até o próximo dia 14, a Prefeitura de Manaus vacinará contra a Covid-19 cerca de 1,1 mil moradores das comunidades existentes ao longo da Calha do Rio Negro.
UBS Fluvial municipal vacina moradores da Calha do Rio Negro
Na manhã desta quarta-feira (05), a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Dr. Antônio Levino saiu do porto São Raimundo, Zona Oeste, para uma viagem de nove dias, durante a qual percorrerá oito localidades da área de abrangência do município.
A UBSF navegará até as comunidades: Tupé, Jaraqui, Santa Maria, Apuaú, São Francisco, Lindo Amanhecer, Igarapé-Açu e Cuieiras.
A viagem tem o objetivo de vacinar, além do grupo de 18 a 59 anos de idade, com e sem comorbidades, com a primeira dose, também 226 idosos de 60 anos e mais, e 46 trabalhadores da saúde com a segunda dose do imunizante contra a Covid-19.
“O atendimento nessas áreas, cujo acesso só é possível pelos rios, exige uma logística diferenciada. Precisamos otimizar o planejamento, levando, em cada viagem, o máximo possível de serviços, porque devemos considerar os custos com combustível, entre outras despesas que envolvem esse deslocamento. Com base nisso, nossa equipe fará, além dos atendimentos e acompanhamentos de pacientes que já são da rotina, a vacinação contra a Covid-19 e contra a Influenza, para os grupos da fase atual”, disse a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.
O diretor da UBSF Dr. Antônio Levino, Assis Cavalcante da Silva, explicou, antes da partida da unidade, que todas as etapas são bem planejadas, para que nenhum comunitário fique sem o atendimento que precisa.
Segundo o diretor, existe um calendário anual, com viagens programadas para cada mês. Para facilitar os atendimentos, os moradores das comunidades são informados pelos agentes comunitários de cada base e assim, quando a UBSF chega, a equipe já inicia as consultas e os procedimentos planejados de forma bem organizada.
A media de estadia da embarcação em cada comunidade é de meio período, à exceção de três, que são: Bela Vista do Jaraqui, São Sebastião do Cuieiras e Santa Maria, por serem as maiores e mais populosas, o atendimento é um dia inteiro.
A equipe da unidade fluvial está levando, ainda, doses para vacinar contra a gripe, 32 grávidas, 11 puérperas, 253 crianças de seis meses a menores de seis anos, e 66 profissionais de saúde.
No começo da semana, a Semsa também iniciou a vacinação dos grupos prioritários das calhas dos rios Negro e Tarumã, que são Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Livramento, a 15 quilômetros de Manaus, e Nossa Senhora de Auxiliadora, na margem esquerda do rio Tarumã-Açu, com distância aproximada da cidade, de 50 quilômetros em linha reta.