A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está expandindo o alcance do canal da TV Aleam, no interior do estado e, desde o último dia 2 de setembro, o sinal está chegando a 39 municípios amazonenses, além da capital. A expansão é fruto de convênio com o Ministério das Comunicações (MCom), com o Projeto Digitaliza Brasil, que tem como objetivo a digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre no país.
Segundo a diretora de Comunicação da Casa, jornalista Mônica Santaella, a iniciativa faz parte do processo de democratização do acesso à informação do trabalho parlamentar, proposto pela atual presidência. “É importante que também os municípios do interior do estado acompanhem os trabalhos dos parlamentares, saibam os assuntos discutidos nas sessões plenárias e o que os projetos dos deputados. Isso também reforça o compromisso do Poder Legislativo em levar programação de qualidade aos telespectadores amazonenses”, explicou.
Bruno Barroso, gerente de Rádio e TV, explica que o Digitaliza Brasil pretende que até junho de 2023, o sinal digital chegue em todos os municípios brasileiros, e a Casa Legislativa amazonense está contribuindo com o processo, investindo em tecnologia e equipamentos. “Agora estamos atuando com o satélite StarOne D2, que possui alcance muito bom para a região amazônica e, desde a última sexta-feira, dia 2, já chegamos a 39 municípios”.
Os telespectadores do interior que possuem equipamento de antena parabólica podem assistir os programas e as Sessões Plenárias transmitidas pela TV Aleam, sendo necessário apenas reconfigurar o receptor, para que registre o canal 33 UHF digital (53.3 virtual).