A Turquia planeja sediar a final da Liga dos Campeões no final de agosto, disse o chefe da federação de futebol local nesta quarta-feira, e retomará as ligas domésticas no dia 12 de junho, sem torcida, após suspensão de três meses causada pelo surto de Covid-19.
A Uefa, entidade que controla o futebol europeu, adiou há dois meses indefinidamente a decisão da Liga dos Campeões, que estava programada para ocorrer em Istambul em 30 de maio.
O presidente da Federação Turca de Futebol (TFF), Nihat Ozdemir, afirmou que a final do torneio de clubes de elite da Europa está sendo planejada para o final de agosto, mas que detalhes sobre o formato e o cronograma serão finalizados após conversas com autoridades de saúde e a Uefa.
“Se Deus quiser, concluiremos nossas próprias ligas no final de julho. Vamos encerrar nossas copas em campo e depois encerraremos a temporada com a final da Liga dos Campeões em agosto”, disse Ozdemir em entrevista coletiva.
Ele declarou que as ligas de futebol turcas, incluindo a principal Super Lig, serão retomadas a partir de 12 de junho sem torcedores e terminarão em 26 de julho. A programação da Super Lig envolverá 7 jogos nos finais de semana e 1 partida nos dias úteis, segundo ele.
Ozdemir acrescentou que as equipes jogarão partidas em suas próprias cidades e estádios, apesar das preocupações de que isso possa arriscar uma nova onda de casos de coronavírus em algumas áreas.
Istambul, o epicentro do surto na Turquia, abriga os três maiores clubes turcos e o Basaksehir.
No início desta semana, os principais clubes de futebol da Turquia retomaram sessões limitadas de treinamento, de acordo com medidas estabelecidas pela TFF na semana passada. Fenerbahce, Besiktas e o atual campeão Galatasaray realizaram treinos em pequenos grupos.
O Trabzonspor, líder da liga quando as partidas foram suspensas, também voltou aos gramados nesta semana. As ações dos quatro clubes subiram após decisão de retomar a liga.
Quase dois meses depois de relatar seu primeiro caso, a Turquia disse que o surto atingiu um platô. Na segunda-feira, começou a flexibilizar algumas medidas para retomar a economia, já que o número diário de mortes e novos casos continuava em trajetória descendente. A Turquia registrou 3.520 mortes por coronavírus e possui quase 130.000 casos confirmados.
Fonte: Agência Brasil / Reuters