Três igrejas que também são pontos turísticos em Manaus

Manaus – Muitas igrejas acabam se tornando atrações turísticas pelo que representam do ponto de vista histórico, arquitetônico e cultural. Em Manaus, pelo menos três templos religiosos merecem ser apreciados sob esse aspecto.

Igreja da Matriz

Quando alguém se remete à “Manaus de Antigamente” um dos espaços da capital amazonense mais lembrado é a Igreja da Matriz, também chamada de Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição. Fica bem no Centro da cidade, área tombada como patrimônio histórico em 1988 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a mais antiga da capital amazonense.

Não há como não associar a Matriz com as praças das laterais. Em frente à escadaria que leva à Igreja fica a Praça Osvaldo Cruz, mais conhecida como Praça da Matriz. O destaque do local é o chafariz decorativo importado de Glasgow, Escócia. Tem 8,20 metros e é de ferro fundido, com vários elementos simbólicos.

Igrejas que também são atrações turísticas em Manaus

Catedral Metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição também conhecida como Matriz. Foto: Tereza Cidade

 

 

Igreja de São Sebastião

A Igreja de São Sebastião fica ao lado do Teatro Amazonas e do Largo de São Sebastião, a área mais turística da cidade. Sua construção teria começado em 1867/68. Foi tombada como patrimônio histórico do Estado em 1988. Seu interior é bem ornamentado, com painéis, vitrais e pinturas.

Igreja de São Sebastião, bem ao lado do Teatro Amazonas. Foto: Tereza Cidade

 

Igreja dos Remédios

A Igreja dos Remédios é um dos templos religiosos mais antigos da cidade. Foi erguida entre 1817/18, mas foi destruída em um motim em 1821, sendo depois reconstruída. O prédio atual, com projeto arquitetônico do italiano Filintho Santhoro, foi inaugurado em 1927. Foi tombada como patrimônio histórico do Estado em 1988.

Igrejas que também são atrações turísticas em Manaus

A Igreja dos Remédios é um dos templos religiosos mais antigos da cidade. Foto: Tereza Cidade

Fonte: Amazonas emais.com