Suframa prestigia lançamento do programa “Investe Turismo” no AM

O superintendente da Zona Franca de Manaus, Alfredo Menezes, prestigiou na manhã desta segunda-feira (8), no Salão Solimões do Palácio Rio Negro, Centro de Manaus, a solenidade de lançamento do programa “Investe Turismo” no Amazonas. O evento, realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado do Amazonas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), contou também com a presença de diversas outras autoridades, incluindo o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O “Investe Turismo” é um programa desenvolvido nacionalmente pelo Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Sebrae que busca a articulação e o fomento ao turismo, promovendo a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e transformar destinos. A iniciativa pretende desenvolver um amplo pacote de investimentos e melhorias de serviços em 158 municípios das 27 unidades federativas, a fim de aumentar a qualidade e a competitividade em 30 Rotas Turísticas Estratégicas do Brasil – sendo sete na Região Norte. No Amazonas, a rota contemplada é a dos municípios de Manaus, Novo Airão e Presidente Figueiredo.

De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Antônio, o “Investe Turismo” é mais uma iniciativa que busca fortalecer a cadeia turística nacional e atrair investimentos que possam aprimorar os indicadores do setor. “A rota escolhida no Amazonas é uma das mais belas que temos no País. O objetivo é trazer qualificação profissional, identificar potencialidades de investimentos e fazer ofertas desses destinos em feiras nacionais e internacionais para atrair turistas e capital estrangeiro”, afirmou Antônio. “Estudos colocam o Brasil como o número um do mundo em termos de atrativos naturais e o Estado do Amazonas é um dos grandes responsáveis pela nossa posição privilegiada nesse ranking. Temos certeza de que as ações do Ministério do Turismo, em parceria com o Governo do Estado, prefeituras municipais, Sebrae e demais parceiros, conseguirão de fato potencializar o número de turistas no Estado do Amazonas e no Brasil”, complementou.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que há uma concentração de atividade financeira muito grande em torno da Zona Franca de Manaus (ZFM) e que se faz necessário trabalhar em outras frentes e atividades econômicas, entre as quais o turismo. “O Amazonas tem uma vocação natural para desenvolver essa atividade. Temos um potencial turístico muito forte, com uma cultura diferenciada, recursos naturais, a maior extensão de floresta contínua do Planeta. Precisamos da dotação de infraestrutura e da criação de roteiros turísticos. A vinda do ministro e o lançamento desse programa é muito importante para que isso efetivamente aconteça”, disse Lima.

Evidência
O turismo é um tema que está em evidência na pauta de ações discutidas pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) desde o início da gestão do superintendente Alfredo Menezes, em fevereiro deste ano. Como exemplo desta preocupação com o tema, a autarquia abriu também nesta segunda-feira, em seu auditório, o seminário “O turismo como vetor de desenvolvimento da Amazônia”. O evento, que ocorre até quarta-feira (10), reúne representantes de órgãos governamentais, estudantes, especialistas, empreendedores e empresários de toda a área de atuação da autarquia – Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e municípios de Macapá e Santana, no Amapá – com o objetivo de discutir o grande potencial da cadeia turística como novo vetor da economia regional.