Mesa-redonda e palestras discutem inovação e empreendedorismo na Semana do Turismo

Por meio de palestras e mesa-redonda, o 6º Encontro de Inovação e Empreendedorismo promete colocar em debate nesta terça-feira, 24/9, das 14h às 21h, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), temas relacionados à economia criativa e perfis de empreendedorismo, além de novas opções para ampliação do turismo.

 

As atividades gratuitas integram a Semana do Turismo, realizada pela Prefeitura de Manaus, e que ocorre de 23 a 30 de setembro, com uma programação voltada a estudantes e profissionais do segmento turístico. Para participar do encontro desta terça, não é necessário se inscrever previamente.

 

O encontro iniciará com o credenciamento, a partir das 14h, seguindo para a abertura do evento, que será realizada pelas professoras da UEA, Glaubécia Teixeira, coordenadora do Curso de Turismo, e Paula Chaves e Karla Ribeiro, coordenadoras do Núcleo de Apoio às Ideias Empreendedoras (Naie).

 

“Novos olhares na pesquisa científica sobre o turismo” será o tema central da mesa-redonda, que tem início às 15h e segue até as 17h. Cada participante levará ao evento um assunto diferente, porém, relacionado com o tema principal.

 

Na ocasião, as discentes da UEA, Luciana Queronga e Daniele Roel, abordarão, respectivamente, “Perfil empreendedor dos alunos de turismo” e “Economia criativa no turismo”, enquanto o tema “O processo da museologia no viés da economia criativa” será tratado pela professora da UEA, Socorro Nóbrega, que possui doutorado em antropologia pelo Instituto Universitário de Lisboa.

 

“Será uma conversa do tipo relato de experiências. O tema é instigante e novo nos debates acadêmicos e, enquanto formação, é relevante socializar com os acadêmicos com quem convivo no curso de turismo e artes”, comentou Nóbrega.

 

Palestras

 

Já na programação da noite, duas palestras encerram o encontro. A partir das 18h, será feito um novo credenciamento para as atividades. Abrindo o circuito noturno, o administrador Wildney Mourão, coordenador de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), vai abordar o tema “Empreendedorismo comunitário”.

 

“Faremos uma alusão sobre as experiências de turismo que a FAS apoia em unidades de conservação, nas comunidades ribeirinhas, em consonância com os aprendizados das experiências exitosas. A Semana do Turismo é importante para ratificar esse momento e entender que existem alternativas interessantes, inteligentes e inovadoras envolvendo as comunidades que moram na floresta. O turismo é uma delas”, explicou Mourão.

 

Encerrando a agenda do dia, o coordenador do núcleo de Atendimento em Capitalização e Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae, Evanildo Malcher Pantoja, fará uma palestra sobre “Linhas de crédito no turismo”.

 

Workshop

 

A programação da Semana do Turismo 2019 começou nesta segunda-feira, 23/9, reunindo estudantes e profissionais no 13º Workshop de Turismo, no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

 

Abrindo o evento, o painel “Empreendimentos de sucesso no segmento do turismo: Paradise Turismo e Kilomania Restaurante” contou com a presença de Claudia Mendonça e Lilian Guedes. Na ocasião, as empreendedoras dividiram suas experiências, contando desde a criação de seus empreendimentos até a participação destes no turismo da região. “Com essas ações que eu realizei, quero inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo”, declarou Claudia.

 

Em seguida, com o tema “Atuação da Suframa no apoio às atividades turísticas na Amazônia“, os representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Rosângela López Alanís e Hugo Luiz da Silva Lima, ressaltaram algumas das ações de desenvolvimento do turismo no Amazonas.

 

Fechando o ciclo de painéis, o professor e criador da Map Technology, Manuel Cardoso, trouxe para o debate o tema “Impactos da indústria 4.0 e seus reflexos para o turismo”.

 

“Nós temos um compromisso com a sociedade futura. Temos aproximadamente 7 bilhões de seres humanos que estão cada vez mais consumindo de forma desenfreada, e a indústria 4.0 não se preocupa só em produzir o produto, mas sim com o seu ciclo de vida, da compra até o descarte, de forma que consiga reutilizar o produto descartado”, afirmou Manuel, explicando os conceitos que norteiam a indústria 4.0.

 

Além disso, o professor relatou sobre a importância de desenvolver ferramentas que viabilizem o turismo destinado às pessoas com alguma necessidade especial. “Temos 48 milhões de deficientes no Brasil. O percentual de cegos é o maior”, complementou, lembrando iniciativas locais como o projeto “Giulia – Mãos Que Falam”, utilizado no roteiro inclusivo do Bosque da Ciência, e voltado à visitação turística para pessoas surdas.

 

Já o encerramento da programação do dia ficou por conta da palestra “Poder e alta performance”, de Guta Oliveira, representante da Febracis (Coaching Integral Sistêmica).

 

Semana do Turismo

 

Realizada pela Prefeitura de Manaus, em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), a Semana do Turismo reúne workshops, apresentações e visitações, em diversos locais da cidade, em uma programação gratuita. A iniciativa é voltada aos estudantes e profissionais do trade turístico e celebra o Dia Mundial do Turismo, o Dia Nacional do Bacharel em Turismo e o Dia Municipal do Turismólogo, todos comemorados oficialmente em 27 de setembro.

 

A programação completa pode ser conferida no portal Viva Manaus, pelo link vivamanaus.com/semanadoturismo2019.