Estação do transporte coletivo na Ponta Negra terá quase 100 metros quadrados

Um dos cartões-postais de Manaus e parques públicos mais movimentados da cidade, o Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, vai ganhar a primeira estação do transporte coletivo adaptada à alta demanda de público do local. Com 96 metros quadrados, moderno e com soluções arquitetônicas especiais para minimizar a sensação térmica e proporcionar mais conforto aos usuários, o novo mobiliário urbano segue a arquitetura do parque e do Centro de Atendimento do Turista (CAT), também em construção.

 

Devido à grande demanda de usuários especificamente naquele ponto, o abrigo ganhou moldes de estação, com ampliação em quase oito vezes mais em relação aos pontos de ônibus tradicionais, que possuem apenas 12 metros quadrados. Para o redimensionamento da estação foi considerado que, além de ser um ponto turístico, a Ponta Negra recebe alguns dos maiores eventos públicos da cidade, como o Festival Folclórico do Amazonas, o Réveillon e o Boi Manaus.

 

Para bloquear a sensação de calor, materiais nobres são utilizados na obra. A estrutura conta com revestimentos em porcelanato, aço inox escovado, madeira, pedra portuguesa e ACM (Alumínio Aplicado) no forro e na cobertura. “A ideia foi dotar o espaço de uma estrutura única, inexistente em qualquer outro ponto da cidade. E, ao mesmo tempo, proporcionar ao usuário do transporte coletivo, um espaço verdadeiramente confortável”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Cláudio Guenka.

 

A estação tem valor de R$ 207 mil. Destes, R$ 64 mil são provenientes de custo de obras – valor que inclui tapumes, placa, entradas de energia elétrica e água provisórias, locação de contêiner e banheiros químicos, além da mão de obra de engenheiro civil, almoxarife, encarregado, entre outros.

 

Novo CAT

 

Dentro das estratégias de fomento ao turismo na capital, promovidas pela Prefeitura de Manaus, o Complexo Turístico Ponta Negra vai ganhar também um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) para facilitar o acesso às informações e atrações da capital e do Estado. O projeto tem desenho arquitetônico minimalista, de inspirações regionais e faz parte da requalificação permanente do complexo implementada nesta gestão.

 

Elaborado e executado também pelo Implurb, a proposta arquitetônica do projeto trabalha com o conceito de transparência e integração com a paisagem do entorno da orla do rio Negro. O volume central é todo em vidro, onde acontecerá o atendimento ao turista e visitante. Como uma butique ao ar livre, a construção tem cobertura reta e com largos beirais no volume todo em vidro incolor, que permite uma vista integrada e sem intervenção.

 

Banners fixados no teto e no piso vão mostrar as principais atrações turísticas e naturais da capital e do Estado. A estrutura também terá um longo balcão com computadores embutidos para consultas. O volume do projeto é inspirado nas clássicas e icônicas palafitas sendo um pouco elevado do solo, como se estivesse levitando. Uma calçada em curva dará acesso ao CAT, além de uma rampa, que cerca o centro. Barras de aço compõem a fachada, dando alusão à trama de madeira das ocas cobertas de palha.