Com apoio da Amazonastur, Novo Airão recebe o programa ‘Investe Turismo’, do Mtur

O município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), conhecido por atrair milhares de turistas anualmente aos parques nacionais do Jaú e de Anavilhanas, recebeu nesta sexta-feira (12/07) o seminário do programa “Investe Turismo”, executado pelo Ministério do Turismo (Mtur) em parceria com o Sebrae e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

 
A cidade é uma das 30 rotas turísticas do Brasil a ser contemplada com as ações de melhorias na infraestrutura turística, cujo o objetivo é atrair ainda mais visitantes e investidores promovendo emprego e renda na região.
 
De acordo com a presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros, o programa chegou em um momento primordial para o município, sobretudo pelas ações da empresa pública que estão sendo realizadas na cidade para potencializar e solidificar o turismo de Novo Airão.
“Nós já tínhamos pensado, desde o início da gestão, que Novo Airão é o nosso modelo de desenvolvimento de turismo no interior do estado. Nós começamos nosso planejamento estratégico por aqui, e o ‘Investe Turismo’ vai fazer com que o nosso projeto ganhe mais força e investimento, gerando resultados mais rápidos do que estávamos imaginando. Com essa parceria do Ministério do Turismo, Sebrae, Governo do Estado e Prefeitura de Novo Airão, o turismo do município só tem a ganhar”, comentou a presidente.
A superintendente do Sebrae, Lamisse Said, destacou que a parceria entre os órgãos vai potencializar o turismo na região com as ações previstas para o trade do município. “Teremos ações de consultoria, oficinas, organização do trade local, acesso a crédito, organização da infraestrutura turística, pois temos de fomentar negócios para gerar emprego e renda na cidade”, disse a gestora.
 
O prefeito Frederico Junior disse que Novo Airão possui 95% de áreas protegidas e se consolida ainda mais como um destino turístico com as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado. “É um momento de muita alegria receber o programa ‘Investe Turismo’, sobretudo com o apoio que o governador Wilson Lima tem nos dado, por meio da Amazonastur, já tem resultado com as ações que estão em andamento na cidade. Agora, temos que trabalhar Novo Airão para que tenha um turismo de responsabilidade, protegendo o que temos de mais rico, a natureza”, declarou o prefeito.
 
Desenvolvimento – Para o operador do trade de Novo Airão, Claus Pfeiffer, o programa alinha todos os envolvidos do turismo do país e do estado em prol do desenvolvimento do segmento no município. “Estou feliz com o evento e espero que vamos desenvolver uma engrenagem para atuarmos juntos na busca de bons resultando, trazendo clientes para esta região, gerando renda e um bem estar para os visitantes e para a população da cidade”, disse Claus.
 
Programa – O “Investe Turismo” é uma ferramenta de articulação e fomento que promove a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e transformar destinos brasileiros. Além de Novo Airão, foram contempladas as cidades de Manaus e Presidente Figueiredo, cuja a iniciativa é promover o fomento ao turismo sustentável e buscar uma reformulação dos pequenos negócios na preparação e atuação em destinos turísticos nos municípios atendidos pelo projeto para que se tornem competitivas diante do mercado nacional e internacional.
 
Conforme o Ministério do Turismo, as rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho, que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; e marketing e apoio à comercialização, entre outras ações.