TRT-11 e Hemoam realizam campanha de doação de sangue no dia 10 de outubro

“Vampirão” estará no Fórum Trabalhista no dia 10, das 8h às 12h

Firmada há 5 anos, a parceria pela vida entre o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) terá nova edição com a presença do ônibus de colega de sangue, o Vampirão, na sede do Fórum Trabalhista de Manaus, na Rua Ferreira Pena, Centro. O ônibus estará à disposição dos doadores das 8h às 12h, do dia 10/10.

A diretora da Coordenadoria de Saúde do Tribunal, médica Karla Petrucelli destacou que a edição deste ano deve cravar um marco em termo de doações já que é a quinta edição desta parceria celebrada entre as duas instituições. Desde 2018, TRT-11 e Hemoam promovem a campanha que ajuda a manter os estoques da Fundação e salvar vidas. “Incentivar a doação de sangue é valorizar a vida e isso está no DNA da atual gestão do TRT. A doação é um ato de altruísmo, em que uma pessoa beneficia até quatro pacientes com um gesto simples. Esperamos que a família TRT renove a generosidade das campanhas anteriores comparecendo maciçamente no próximo dia 10, fazendo assim com que a nossa campanha de 2023 também entre para os nossos registros como uma história de enorme sucesso”, diz a coordenadora.

A Codsau alerta para os critérios na doação de sangue. Seguindo os procedimentos corretamente, muita gente pode fazer a doação sem restrições.

Homens ou mulheres entre 16 e 69 anos, com boa saúde e que pesem mais de 50 kg estão aptos para a doação. É preciso que estejam descansados com o mínimo de 6 horas de sono; façam uma alimentação reforçada duas horas antes e apresente documento físico oficial e original com foto. Para homens, o intervalo de doação deve acontecer de dois em dois meses e, para mulheres, de três em três meses.

Os impedimentos acontecem nos casos de pacientes com hepatite B e C; cardíacos, pessoas em tratamento contra o câncer, doença de chagas, doenças auto-imune; diabéticos; pessoas com HIV; quem foi submetido a transplante de órgão ou de medula e usuários de drogas ilícitas.

Atenção para as fake news. Doar sangue não engorda e nem emagrece, não engrossa ou afina o sangue, não propicia coceira, não vicia, não causa doenças e não dá fraqueza. O corpo repõe naturalmente o sangue doado nas primeiras 24 horas. E pessoas tatuadas não são proibidas de doar, desde que a última tatuagem tenha sido feita há 12 meses.   

Arte: Renard Silva

FONTE E FOTO: Divulgação/Sefaz