Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) é o terceiro município do Brasil com maior atratividade cultural entre as pequenas cidades que tem a cultura como principal atração para visitantes. Essa informação, segundo Tony Medeiros (PSD), consolida a importância que tem o município no cenário cultural nacional.
“Nesse momento quero parabenizar a minha cidade por ter alcançado essa colocação. Isso nos enche de orgulho”, disse o deputado. A cidade só ficou atrás de Balneário Camburiú, em Santa Catarina, e Crato, no Ceará, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na semana passada, ao divulgar a quinta edição do Sistema de Informações e Indicadores Culturais (SIIC). A pesquisa levantou o comportamento habitual médio dos moradores de cada município que se deslocam para outros municípios em busca de shows, festas, festivais, cinemas, teatros, museus e outras atividades culturais, sem considerar aquelas acessadas no próprio local de residência. Constatou-se que os deslocamentos para atividades culturais se direcionam, em geral, para cidades próximas.
Parintins é citada com outros 32 municípios amazonenses e 14 paraenses como um destino para atividades culturais. A cidade se destacou por possuir cinco tipos de equipamentos culturais: teatro, centro cultural, cinema, clube e ponto de cultura.
O deputado Tony lembrou ainda que o grande responsável pela escolha foi o Festival Folclórico de Parintins, conhecido internacionalmente e responsável por movimentar pelo menos R$ 100 milhões na cadeia econômica do município. “O festival, sem dúvidas é o nosso maior atrativo. Por isso, quero parabenizar os dois bois, Garantido e Caprichoso que fazem a festa, que é considerada o maior teatro a céu aberto do mundo”, afirmou o parlamentar.