Em pronunciamento na manhã desta quinta-feira (14) no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), prestou solidariedade às famílias das vítimas do massacre ocorrido na quarta-feira (13) na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), que deixou 10 mortos. Therezinha Ruiz alertou as autoridades da área de Segurança no Estado, para reforçarem o monitoramento nas proximidades das escolas da capital.
“Lamentamos profundamente a ocorrência dessa tragédia com perdas de vidas de alunos e de funcionários dentro de uma escola”, ressaltou a deputada, acrescentando que muitas escolas em Manaus precisam de uma segurança mais rigorosa, com vigilantes que controlem efetivamente a entrada e saída das pessoas nos estabelecimentos de ensino.
Na avaliação da deputada Therezinha Ruiz, o gesto de violência parte de jovens desassistidos pelas famílias, sem perspectivas de futuro, e acaba sendo potencializada pela influência de jogos e vídeos de extrema violência. Os atiradores, Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Henrique de Castro, de 25, portavam além de revólver calibre 38, uma arma medieval, um machado, arco e explosivos.
A deputada defendeu também a presença de psicólogos nas equipes pedagógicas das escolas, para auxiliar alunos e professores na solução de problemas da rotina escolar e acompanhar o desempenho dos estudantes.