Therezinha Ruiz destaca a saúde como direito da mulher à vida

A saúde como direito da mulher, foi o destaque dado pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), alertando para a elevada incidência de câncer de colo de útero no Estado do Amazonas, durante seu pronunciamento na Sessão Especial em alusão do Dia Internacional da Mulher, na terça-feira (12), no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Falando às mulheres com atuação destacada nas mais diversas atividades profissionais, que lotaram o plenário Ruy Araújo, Therezinha Ruiz disse que é preciso sensibilizar as mulheres jovens e suas famílias, para a importância da vacinação contra o vírus HPV, que causa o câncer uterino e é responsável pela morte de muitas mulheres no Estado.

Com base em dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a deputada afirmou que a situação é alarmante, com 37 casos a cada 100 mil mulheres, estando Manaus à frente, com 53 diagnósticos positivos para cada 100 mulheres.

Therezinha Ruiz considerou os casos dramáticos, devido as dificuldades encontradas pelas mulheres para a realização dos exames, principalmente nos municípios do interior, o que retarda o diagnóstico da doença e acaba levando à morte. “É necessário que haja uma conscientização através de campanhas de orientação, para a que as mulheres façam os exames preventivos. Quanto mais cedo o diagnóstico da doença, maior é a chance de cura”, alertou.

Durante a Sessão Especial, Therezinha Ruiz prestou homenagem à primeira dama de Manaus, Elizabeth Valeiko, à vice-presidente da OAB, Grace Benayon, à irmã Liliana Daou Lindoso, a Eulália Vasques Vieira, Lidiane Leão e Vania Hall.

A Sessão Especial foi solicitada pelas deputadas Alessandra Campêlo (MDB), Therezinha Ruiz, Joana Darc (PR) e Mayara Pinheiro (PP).