A destinação de R$ 5 milhões para a compra emergencial de produtos perecíveis da merenda escolar, que já estão sendo doados para instituições filantrópicas do Estado do Amazonas e distribuídos às famílias pobres, foi destacada nesta quarta-feira (8), pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), como importante iniciativa da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) para minimizar o impacto econômico causado pela pandemia do coronavirus.
Falando na Sessão virtual desta quarta-feira, Therezinha Ruiz ressaltou que além da ajuda às famílias que trabalham em atividades informais e que estão sem renda para sustentar seus lares devido as medidas de isolamento social, os produtores rurais de vários municípios também estão sendo beneficiados com a venda dos alimentos regionais que eles produzem.
De acordo com a deputada a ação se deve à desvinculação dos recursos do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e a distribuição dos alimentos está sendo realizada pelas secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Assistência Social (Seas), e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
Pessoas em situação de vulnerabilidade social, casas de acolhimento, organizações da sociedade civil, beneficiários do Bolsa Família, hospitais e outras instituições cadastradas no Governo do Amazonas, estão recebendo cestas de produtos regionais. Desde o início da ação já foram distribuídas mais de 80 toneladas de alimentos.
A Sejusc está realizando o cadastramento das instituições que, durante o ato, assumem o compromisso de apresentar um relatório com imagem da cautela de entrega dos produtos, com descrição do número de famílias beneficiadas e registro fotográfico da distribuição dos alimentos.
Para ter acesso às doações, os interessados podem ligar para o número (92) 9410-4599, das 8h às 16h, enviar por meio do aplicativo de mensagens, os documentos necessários: cartão CNPJ da instituição (caso tenha), Carteira de Identidade (RG) e CPF do representante legal.
O cadastro deve durar até o fim do período de isolamento social no Amazonas. As empresas privadas que queiram contribuir com doações direcionadas aos grupos em vulnerabilidade social e aos centros de apoio podem entrar em contato com a Sejusc por meio do número (92) 9410-4599.