Therezinha Ruiz defende políticas de fortalecimento da ZFM

No dia em que a Zona Franca de Manaus (ZFM) completa 52 anos de fundação, 28 de fevereiro, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), destaca a importância do modelo, bem como a necessidade de políticas de investimento e de manutenção dos incentivos fiscais, a fim de garantir a competitividade do Polo Industrial, gerando desenvolvimento econômico e social para o Estado.

“Precisamos resgatar as condições de atratividade da Zona Franca e fortalecer o modelo, para que novos empreendimentos sejam instados em Manaus, gerando emprego e renda para os trabalhadores amazonenses e contribuindo para a arrecadação do Estado”, defende Therezinha Ruiz.

Para tanto, a deputada propõe a união de esforços do Governo do Estado, Governo Federal, do Legislativo estadual e da bancada amazonense no Congresso Nacional, em defesa da revitalização da ZFM, que ela considera como o mais relevante modelo de desenvolvimento econômico da região. O desafio, segundo Therezinha Ruiz, é a manutenção dos incentivos fiscais, além da incorporação dos avanços tecnológicos, com a utilização dos recursos da biodiversidade amazônica, aproximando o modelo da realidade regional.

Criada pelo decreto 288/1967, o modelo ZFM colocou o Amazonas entre os centros industriais mais importantes do País, com os Polos de motocicletas e eletroeletrônicos vendidos no Brasil. Mas ao longo da últimas décadas, a ZF vem sofrendo ataques e hoje o  parque fabril do Polo Industrial de Manaus se encontra restrito basicamente aos setores eletroeletrônico, duas rodas, relojoeiro, termomecânico e plástico.