“Recebo com muito entusiasmo a decisão do Governo do Estado de iniciar a vacinação dos professores da rede pública, já na próxima semana. A começar pela Região Metropolitana”, disse a presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Therezinha Ruiz (PSDB), ao comentar a decisão anunciada na manhã desta sexta-feira (14), pelo governador do Estado, Wilson Lima (PSC).
Therezinha Ruiz é autora de Ação Cautelar com pedido de liminar, que apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), pede a inclusão dos profissionais da educação do Amazonas, nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.
A parlamentar também comemorou o anúncio de retomada no dia 19 de maio, das atividades em salas de aulas, no formato híbrido. Conforme disse o Chefe do Executivo Estadual, o retorno gradual das aulas, começará pelo interior.
“Esse é um momento muito significativo para a educação do Amazonas, após um período tão complicado para alunos e professores. Tenho a certeza de que o Governo do Estado, por meio da Seduc, será cuidadoso na manutenção dos protocolos de saúde”, destacou Therezinha Ruiz.
Na Comissão de Educação da Aleam, a deputada Therezinha Ruiz promoveu inúmeros debates sobre a situação da educação no Amazonas e os impactos das novas metodologias de ensino no processo de aprendizagem. Ela chegou a enviar Indicativo ao governo para solicitar a liberação de aulas híbridas nas escolas particulares do Estado. A iniciativa deu certo e, atualmente, as escolas particulares seguem em plena atividade, sem apresentar contaminações em massa.
“Não podemos ficar sem o professor, sem o aluno e sem a escola. O importante é educar”, ponderou Therezinha Ruiz.