Therezinha reforça a defesa do convênio da Susam com a Beneficente Portuguesa

A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), reforçou nesta quinta-feira (1) o alerta em favor da agilização do processo de renovação do convênio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) com o Hospital Beneficente Portuguesa, visando a garantia da continuidade e ampliação do atendimento aos pacientes usuários do SUS, nas várias especialidades médicas oferecidas pelo hospital.

“Já estivemos com a secretária executiva da capital, Dayana Mejia de Souza, discutindo a urgência deste assunto, por se tratar de um hospital tradicional, de referência em Manaus, que precisa de recursos para a manutenção e ampliação do atendimento aos pacientes da capital e do interior do Estado”, relatou a deputada.

A situação, segundo Therezinha Ruiz é preocupante porque o convênio encerrou no dia 28 de julho, e precisa de celeridade na nova licitação, devido a demora no processo burocrático.

De acordo com a deputada, em reunião com os diretores da Beneficente Portuguesa, Vitor Vilhena Gonçalo da Silva, Eduardo Manarte Gonçalo e José Fonseca Moura, o clima é de apreensão pela demora da renovação do convênio com hospital, que atualmente dispõe de tratamento especializado em doenças renais, com 30 cadeiras de atendimento diário aos pacientes nas sessões de diálise.

Um tratamento, que segundo Therezinha Ruiz, contribui com o atendimento à demanda do Estado e que não pode sofrer paralisação. “A direção do Hospital planeja inclusive ampliar as dependências da Clínica de Cardiologia com a instalação de um centro de cirurgia cardíaca, para contribuir com o atendimento  aos pacientes das Unidades de Saúde do Estado”, destacou a deputada.

Mas para isso, conforme a deputada, é fundamental a assinatura do novo convênio,  que a secretária executiva da capital, Dayana Mejia de Souza sinalizou com a renovação do contrato, cuja assinatura estava  prevista para  dia 29 de julho, mas que não foi concretizado.