Recursos no valor de R$ 150 mil foram destinados pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), através de emenda parlamentar ao Orçamento Estadual de 2020, para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), direcionada ao programa de confecção de próteses para pessoas acometidas de amputação de membro inferior, devido à síndrome do pé diabético e de outras deformidades.
A emenda prevê o aporte de recursos para a aquisição de insumos utilizados na confecção de próteses, órteses, sapatos e palmilhas ortopédicas feitas sob medida para os pacientes que sofreram amputação parcial ou total de membros inferiores, decorrente do diabetes, ou que apresentam outros tipos de sequelas.
“Trata-se de um programa de grande relevância social, desenvolvido por pesquisadores da nossa Universidade estadual, que visa o fornecimento de aparelhos para atender às pessoas menos favorecidas, que sofrem com as sequelas causadas pelo diabetes e enfrentam dificuldades para se locomover”, destaca Therezinha Ruiz.
Em visita realizada em 2019, ao reitor da UEA, Cleinaldo Costa, a deputada Therezinha conheceu o programa e conversou com os pesquisadores que desenvolvem os aparelhos, ocasião em que manifestou o compromisso de apoiar o trabalho que vem sendo realizado em favor dos portadores de feridas e deformidades nos pés.
O programa prevê a melhoria da locomoção e, consequentemente, a reintegração à sociedade de pessoas que sofreram amputação nos pés, bem como visa a prevenção de novas amputações através do uso de aparelhos, sapatos e palmilhas adequadas aos pacientes com diabetes.