TEMPORADA DE CAÇA A PREFEITOS MOSTRA A IMPORTÂNCIA DO INTERIOR NAS ELEIÇÕES 2022

As postagens mais recentes nas redes sociais de diversos políticos do Amazonas, candidatos à reeleição em 2022, se voltam ao interior do Estado. Os deputados federais Sidney Leite (PSD) e Alberto Neto (REP), só para dar um exemplo, postaram fotos em reuniões realizadas separadamente com os mesmos prefeitos em Brasília: Dr. Júnior (MDB), de Juruá, e Biquinho (PL), de Fonte Boa. Os motivos alegados são sempre os mesmos: os interesses dos municípios e suas populações. Em ano eleitoral, contudo, sabe-se que o interesse-mor é o apoio político dos mandatários municipais.

FIEL DA BALANÇA

O interior, na verdade, vai funcionar como o fiel da balança nas eleições 2022 no Amazonas. Não por acaso o clã Lins – leia-se Átila, “Belão” e a aposta de herdeiro político George (todos do Progressistas) – esteve em Itamaraty, Envira, Eirunepé (onde Átila recebeu o título de cidadão), Guajará e Ipixuna no último fim de semana. Confirmando que a temporada de caça aos prefeitos do interior está aberta e de vento em popa.

WILSON NA POLE POSITION

Entre os candidatos ao governo e ao Senado (os majoritários), os votos do interior serão ainda mais decisivos. A rejeição alta na capital – todos sofrem desse mal – e a pulverização dos votos do eleitor manauara entre os diversos candidatos fazem do interior fator decisivo no resultado das eleições. Neste quesito, o governador Wilson Lima (PSC) se encontra na pole position, já tendo fechado apoio de aproximadamente 80% dos prefeitos. Segundo dados do TRE-AM, Manaus tem 1.331.613 eleitores e o interior, 1.171.656.

OMAR REBATE FAKE NEWS

O Senador Omar Aziz (PSD) recorreu às suas redes sociais para desmentir o falso rumor disseminado em meios bolsonaristas de que teria desistido de se candidatar à reeleição ao Senado este ano. “Sou candidato à reeleição e qualquer especulação fora disso é mentira”, postou o senador, que aproveitou para aconselhar as “pessoas de bem” que se informem em sites, rádios e TVs que praticam jornalismo responsável.

SERAFIM DENUNCIA BRADESCO

Já o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) classificou como absurdo o fato de que o maior banco privado brasileiro, o Bradesco, seja responsável por quase 60% (44.423 ações) dos processos contra empresas registrados no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) no ano passado. “O Bradesco, que ganha tanto dinheiro – R$ 22 bilhões em 1 ano – tem que, no mínimo, montar um centro de atendimento ao cliente e procurar resolver essas questões fora do Judiciário”, avaliou o líder do PSB no parlamento estadual.

VACINAÇÃO NAS ESCOLAS

Em mais uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Manaus, cinco escolas da rede estadual serão transformadas em postos de vacinação para crianças de 5 a 11 anos, neste sábado (12). A parceria funciona assim: o Governo do Estado cede os espaços das escolas e a prefeitura coordena a mega-ação de vacinação. A campanha acontece nas Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETIs) Elisa Bessa Freire e Irmã Gabrielle Cogels, nos bairros Jorge Teixeira e Puraquequara, respectivamente. Além delas, o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Zuleica Correa Lopes, no bairro Lago Azul; e as Escolas Estaduais Prof. Ruy Alencar, no bairro Cidade Nova, e Julia Bittencourt, no bairro Compensa, serão pontos de vacinação.

VACINAÇÃO EM DEBATE

A vacinação de crianças, aliás, continua rendendo debates nas Casas Legislativas. Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (10), o tema foi mais uma vez motivo de pronunciamento na tribuna. O deputado bolsonarista Delegado Péricles (PSL) elogiou o governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito David Almeida (Avante) pela decisão de não cobrar o passaporte vacinal e garantir a presença de todos os alunos, indiscriminadamente, nas salas de aula, no retorno presencial programado para a próxima segunda-feira (14).

VACINA, SIM

Em aparte à fala de Péricles, o deputado Sinésio Campos (PT) fez questão de ressaltar que decisão de não cobrar a vacinação de alunos, não isentava a responsabilidade dos pais de vacinar suas crianças. Sinésio lembrou que o Estatuto da Criança e do Adolescente responsabiliza os pais pelos cuidados com saúde das crianças, inclusive os obrigando a estar em dia com a vacinação. Já a deputada Therezinha Ruiz (PSDB) aconselhou os pais que têm dúvidas sobre a vacina a consultar um profissional de saúde, também lembrando que a vacinação dos pequenos é fundamental.

MULHERES NA CIÊNCIA

Em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lança a Programação do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência 2022. A ação inclui o anúncio de editais inéditos destinados às cientistas do Amazonas, além de uma série de atividades para estimular uma maior participação feminina no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado.

ZONA RURAL ILUMINADA

O programa “Ilumina Manaus Rural”, lançado pelo prefeito David Almeida (Avante) e pelo vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, em maio do ano passado, chega ao número de 10 comunidades beneficiadas. Nesta quinta-feira (10) foram instalados 50 pontos de iluminação a LED na comunidade Terra Preta, às margens do rio Negro, a 10ª a receber as benesses do programa. Outras dez comunidades já estão inseridas no cronograma para receberem a nova iluminação.