TEMPO DE TV E FATIA POLPUDA DO FUNDO ELEITORAL FAZEM DO UNIÃO BRASIL A NOIVA MAIS COBIÇADA

Com o pedido de registro recém aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido União Brasil, nascido da fusão entre PSL e DEM, já surge no cenário político com a maior bancada na Câmara e, consequentemente, com a maior fatia dos fundos partidário e eleitoral, além de maior tempo de propaganda eleitoral. Não é de se estranhar, portanto, que tenha se tornado a noiva mais cobiçada do cenário pré-eleitoral amazonense. Os principais pré-candidatos ao Governo do Estado têm se articulado para chamar o União Brasil de seu.

‘NEGÃO’ PRA ESCANTEIO

No rebojo que o novo partido promete formar no curso d’água eleitoral amazonense, o ex-governador Amazonino Mendes – cuja filiação ao União Brasil já havia sido cantada em prosa e verso – tem sido apontado como carta descartada do baralho. O “Negão”, que já havia até mesmo sido anunciado como pré-candidato ao governo pela nova legenda, está correndo o sério risco de ser trocado pelo governador Wilson Lima (PSC), ou até mesmo pelo senador

Eduardo Braga (MDB).

NEGOCIAÇÕES DE BASTIDORES

Nos bastidores, diz-se que o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, um dos caciques locais do União Brasil, tem articulado para trazer Wilson Lima para a agremiação. Faz sentido, já que o governador é aliado de seu chefe, o prefeito David Almeida (Avante), que promete cair em campo pela reeleição de Wilson. Por outro lado, o senador e pré-candidato ao governo Eduardo Braga (MDB) articula para que uma possível federação entre União Brasil e MDB se concretize. De qualquer modo, há uma reviravolta à vista no cenário local.

AQUI, NÃO

Quanto a Amazonino, os rumores são de que estaria negociando sua migração para o PL, de Alfredo Nascimento, o que também faz sentido, já que o coordenador de sua pré-campanha, o jornalista Paulo Castro, assessorou Alfredo por muitos anos. Já circularam até mesmo boatos de que o “Negão” estaria negociando com o PT, rechaçados prontamente pelo presidente estadual da sigla, Sinésio Campos.

O ‘PEQUENO GIGANTE’

Ao elogiar a atitude do colega Sinésio Campos (PT), de telefonar para o secretário de Saúde, Anoar Samad, em viva voz, na tribuna da Aleam, para pedir soluções para profissionais da Saúde que reivindicavam pagamentos em atraso na galeria da Casa Legisativa, o deputado estadual Belarmino Lins (Progressitas) citou um famoso bordão do apresentador de TV Fausto Silva, o Faustão: “Quem sabe faz ao vivo”, disse. “Vossa excelência é pequeno no tamanho, mas é gigante no comportamento parlamentar que tem nesta Casa. Parabéns”, elogiou “Belão”.

DISPUTA POR AUTORIA DE OBRA NA CMM

A realização de obras de revitalização em área de risco na orla do São Raimundo colocou os vereadores Diego Afonso (PSL) e Rodrigo Guedes (PSC) em rota de colisão. Afonso acusa Guedes de fake news ao anunciar ter sido quem solicitou as obras junto à Prefeitura de Manaus. O vereador do PSL alega que foi ele que solicitou a intervenção há anos e que articulou a destinação de R$ 2 milhões em Emendas de seu pai, o deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), para realizar a intervenção.

SIKÊRA PERDE MAIS UMA

O apresentador de TV Sikêra Jr. perdeu mais uma batalha judicial. Sikêra acionou na Justiça o também apresentador de TV de Natal, Jacson Damasceno, que o criticou por ter chamado gays de “raça desgraçada”. A 15ª Vara do Juizado Especial Cível do Amazonas, entretanto, julgou a ação impetrada por Sikêra improcedente. A juíza Maria do Perpétuo Socorro da Silva Menezes lembrou na sentença que liberdade de expressão não resguarda “eventuais desvios praticados com o intuito de não informar, mas de ofender e difamar”, atacando direitos fundamentais à pessoa humana.

BARCELOS E PARQUE 10

As próximas sessões itinerantes da CPI da Amazonas Energia serão na sexta-feira (18), em Barcelos – marcando o início da itinerância pelos municípios do interior – e na segunda-feira (21) no Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez – marcando o fim das sessões itinerantes na capital.

SEM CARGAS VAGAS

A deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB) revelou nesta quarta-feira (16), na tribuna da Aleam, que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou o ano letivo sem cargas vagas. Segundo a deputada, todas as vagas de professores estão preenchidas, o que evita a clássica volta dos alunos para casa por falta de professor.

MARCELO DECLARA GUERRA À FOME

O deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD), anunciou na tribuna que vai ser criada, na próxima quarta-feira (23), a Frente Parlamentar de Combate à Fome. “A guerra contra a fome não pode ser batalha de poucos. Requer uma sociedade inteira, gestos de solidariedade das pessoas, das empresas, do mercado financeiro às mais de 20 milhões de pessoas que passam fome”, disse Ramos.

IRONIAS DO DESTINO

A visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia começou, ironicamente, ofertando um coroa de flores ao Túmulo do Soldado Desconhecido. Ou seja, o presidente que se posiciona veementemente contra o fantasma do comunismo, prestou homenagem aos soldados comunistas que batalharam na Segunda Guerra Mundial. Além disso, Bolsonaro foi “obrigado” a fazer uma bateria de testes de covid, teve de usar máscara e teve sua circulação restrita até o encontro com o presidente russo Vladimir Putin. Experimentou na Rússia a “ditadura” e cerceamento de seu direito de ir e vir, contra os quais, por aqui, trava dura batalha.