O presidente do INSS, Leonardo Rolim, disse hoje (23) que a obrigatoriedade da prova de vida anual para os beneficiários e aposentados do Instituto seguirá suspensa até o fim de abril.
A prova de vida é a forma que o beneficiário do INSS tem que fazer para garantir que seus benefícios sejam pagos todos os meses durante o ano. A prova de vida está suspensa desde março de 2020 em razão da pandemia de Covid-19.
– por ser uma ação presencial, a prova de vida vem sendo prorrogada desde março para evitar que os idosos tenham que se dirigir aos bancos para faze-la.
A última prorrogação ocorreu em janeiro deste ano e o prazo era pra fevereiro. Porém, com a pandemia ainda em alta, o presidente do INSS resolveu estender para maio, na esperança que a crise se normalize.
– Dados apontam que 5,3 milhões de beneficiários deixaram de fazer a prova de vida no ano passado, sem que tivessem seus benefícios bloqueados.
Como a Prova de vida digital ainda não está disponível para todos os aposentados e pensionistas, a obrigatoriedade presencial ainda prevalece.
– A prova de vida digital está em fase piloto desde o ano passado onde 5,3 milhões de beneficiários realizarem o procedimento por meio digital.
Vale ressaltar que, mesmo prorrogada, é aconselhável que a prova de vida seja realizada para evitar aglomeração e mulitas pessoas nos bancos.