A convite da Suframa, o diretor geral da DL Eletrônicos – empresa responsável pela distribuição oficial de produtos da Xiaomi no Brasil -, Paulo Xu, esteve nesta quarta-feira (4) na sede da Autarquia, em Manaus, para conhecer mais detalhes sobre o projeto Zona Franca de Manaus e as vantagens e contrapartidas requeridas para investimentos na região.
A visita é fruto de contato realizado pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e por equipe técnica da Autarquia durante a feira Eletrolar Show 2024, realizada no mês de julho, em São Paulo. Na ocasião, os representantes da Suframa iniciaram o repasse de informações sobre as oportunidades e vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus e convidaram o empresário a vir a Manaus para conhecer melhor o modelo de desenvolvimento.
Na reunião desta quarta-feira na sede da Suframa, Xu foi recebido pelo superintendente-adjunto executivo, Frederico Aguiar, e por coordenadores e servidores das áreas de Assuntos Estratégicos, de Análise de Projetos Industriais e de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais.
Além de assistir a uma apresentação mais aprofundada sobre o conjunto de incentivos fiscais ofertados pela Suframa, as contrapartidas exigidas das empresas – como o cumprimento estrito de Processo Produtivo Básico (PPB) – e os principais indicadores do Polo Industrial de Manaus (PIM), Xu também pôde fazer indagações e tirar dúvidas específicas durante uma conversa objetiva com os profissionais da Autarquia.
Ao final da reunião, ele declarou que estuda a possibilidade de realizar investimentos na região e que a Zona Franca de Manaus, pelo conjunto de benefícios ofertados, pode vir a ser um destino considerado pela gigante chinesa. Destaca-se que a Xiaomi, com apenas 14 anos de fundação, é a mais jovem empresa a aparecer na Fortune Global 500, um ranking anual das 500 maiores corporações do mundo.
Para o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, a visita do empresário chinês é alvissareira e demonstra que as ações de promoção comercial e de atração de investimentos executadas pela Autarquia estão gerando impactos positivos para o ambiente de negócios da ZFM. “O superintendente Bosco Saraiva e a equipe que participou da Eletrolar Show fizeram uma aproximação inicial e, agora, estamos tendo a oportunidade de aprofundar as informações e tentar instigar ainda mais a empresa a encontrar na Zona Franca de Manaus a solução para os seus investimentos, principalmente considerando as vantagens de investir na Amazônia e o potencial de agregação de valor à marca. Colocamos a nossa equipe à inteira disposição para continuar repassando informações e esclarecendo dúvidas. Estamos na expectativa de que novas reuniões possam acontecer em breve para que as conversas tenham continuidade”, disse Aguiar.
Fonte/Fotos: Divulgação/Suframa