Suframa prepara estudantes para feira cultural sobre Zona Franca de Manaus

Na manhã desta segunda-feira (30), a Suframa promoveu uma palestra para 40 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio da Escola Centro Positiviano de Ensino, localizada na Travessa Carabucu, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.

A iniciativa serviu como preparação para a Feira Cultural e de Ciências da instituição, a ser realizada no próximo dia 18 e que terá como tema principal a Zona Franca de Manaus (ZFM).

A atividade integra o programa “Suframa nas Escolas”, que busca ampliar o conhecimento sobre a ZFM entre os estudantes de Manaus, em parceria com instituições de ensino da cidade.

O projeto foi idealizado para conscientizar os jovens sobre a importância e os impactos positivos gerados pelo modelo ZFM, tanto para o desenvolvimento econômico quanto para a preservação ambiental da região.

A palestra foi conduzida pela técnica em Comunicação Social da Suframa, Layana Rios, que abordou desde a origem e evolução histórica da ZFM até sua estrutura atual, destacando os setores de comércio, agropecuária e indústria.

Além disso, a servidora detalhou as contrapartidas exigidas para a concessão de incentivos fiscais, sublinhando os benefícios socioeconômicos e ambientais que a Zona Franca de Manaus proporciona ao promover um modelo de desenvolvimento sustentável.

Depoimentos

O estudante Charles Emanuel, do 9º ano, destacou a relevância da palestra para o aprendizado dos alunos da Escola. “Achei a palestra bem dinâmica.

É um projeto importante, porque amplia nosso entendimento sobre a Zona Franca, que ainda é pouco conhecida aqui no Amazonas e no Brasil. Além disso, fomenta o interesse pela Suframa e pelo Polo Industrial de Manaus (PIM), incentivando os alunos a se envolverem ou até trabalharem nas empresas da região”, comentou o aluno.

O diretor da Escola Centro Positiviano de Ensino, Billy Graham Maciel, agradeceu a Suframa por ter atendido o convite da instituição, bem como a contribuição essencial da Autarquia para a realização da Feira Cultural da escola.

“Solicitamos a palestra porque nosso evento vai tratar sobre o Polo Industrial e a Zona Franca de Manaus.

Vi no jornal que a Suframa realiza palestras nas escolas e entrei em contato. É extremamente enriquecedor para os alunos conhecerem mais sobre um órgão tão importante para nossa cidade, mas que muitos conhecem apenas superficialmente. A palestra proporciona um aprofundamento no conhecimento sobre a história e a importância cultural e econômica da Zona Franca e da Suframa para Manaus”, afirmou o diretor.

Fonte/Fotos: Divulgação/Suframa