Suframa participa de evento que discute games e metaverso

A Suframa participa do “Ludus LAB Summit 2023: games e metaverso e entretenimento digital”, evento idealizado para promover o networking e estimular novas parcerias, iniciativas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e negócios na área de games. O evento, realizado nessa quinta (9) e sexta-feira (10), ocorre no Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa da Universidade do Estado do Amazonas (Ludus Lab da UEA).

O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa (SDI), substituto, Leopoldo Montenegro (falando ao microfone na foto acima), representou a Autarquia na abertura do evento, na quinta-feira (9). Montenegro traçou um breve panorama da indústria de games no Brasil e destacou algumas mudanças na tecnologia e tendências de consumo dos jogos. “A indústria de games é gigante no nosso País. Ela faturou em 2022 mais de USS 2.5 bilhões e vem sofrendo algumas mudanças, pois jogos que antes eram consumidos no computador passaram a ser consumidos também nos smartphones, que chamamos de aplicação mobile”, explicou.
Em seguida, Montenegro salientou a atuação da Suframa no fomento ao segmento por meio das verbas destinadas à Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), oriundas de contrapartidas fiscais estabelecidas na Lei de Informática, sobretudo, às indústrias fabricantes de bens de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Polo Industrial de Manaus. “A Suframa vem acompanhando de perto as mudanças e tendências do setor de games devido à nossa responsabilidade com a Lei de Informática na Amazônia. Entre os Programas Prioritários estabelecidos pelo Capda (Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia), um deles tem entre os seus principais objetivos fortalecer a indústrias de games”, explicou.
O dirigente destacou, ainda, duas grandes iniciativas voltadas ao setor. “A primeira será a criação de um Hub de inovação, desenvolvimento e comercialização de jogos eletrônicos e digitais, que poderá tornar Manaus o maior Hub Gamer da América Latina. Outra prioridade é o investimento na formação e capacitação de mão de obra, para que a demanda do setor seja suprida por profissionais locais”, explicou, salientando outras ações transversais dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e a possibilidade da capitalização e financiamento de startups com recursos de PD&I.
Ainda na quinta-feira, o coordenador de Monitoramento Tecnológico da Suframa, Ygor Thomé, participou do painel que discutiu o cenário da Indústria de Games no Brasil. Durante a apresentação, o coordenador explicou o funcionamento da Lei de Informática e a política de inovação da Amazônia, destacando as iniciativas das fabricantes do setor de bens de TICs do PIM na atividade de desenvolvimento de games. Thomé também salientou que os investimentos em PD&I alcançaram, em 2021, o volume de R$ 1,6 bilhão.
A solenidade de abertura do evento pode ser conferida, na íntegra, pelo https://www.youtube.com/watch?v=0ozku6PLbdM

Ludus Lab

Segundo a UEA, o Ludus Lab já capacitou mais de 100 pessoais e contribuiu para o desenvolvimento de mais de 50 jogos em sua estrutura. Atualmente, há 60 bolsistas atuando somente no projeto Ad Astra (desenvolvimento de jogos eletrônicos). São alunos da UEA nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Licenciatura da Computação; e de Design, da Ufam. Nos outros projetos gerenciados pelo Ludus Lab – Callidus, Finance e Investment – , cerca de 400 alunos são beneficiados diretamente.
Fonte e Fotos: Divulgação/UEA